0
Shares
Pinterest Google+

Na noite da última segunda-feira foi realizada a sessão especial com entrega de Menção Honrosa ao 19° Regimento de Cavalaria Mecanizada (19° RCMEC). A proposição foi feita pelo vereador Osório Antunes do Santos e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da casa, na oportunidade foi destacado o papel fundamental que o Regimento teve no desenvolvimento de Santa Rosa nestes 80 anos em que esteve presente, além de um breve histórico sobre as atividades realizadas.

Em 2 de setembro de 1942, o Aviso do Ministério da Guerra Nr 2.260, criou o 1º REGIMENTO DE CAVALARIA TRANSPORTADO (1º RCT), com sede na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, tendo em vista a longa faixa de fronteira às margens do Rio URUGUAI, ainda devido à escassez de população na Região Noroeste do nosso Estado, decidiu o Ministério da Guerra transferir o recém-criado 1º R.C.T., para a cidade de SANTA ROSA – RS. Atualmente o Regimento é comandado pelo Tenente Coronel Márcio Silva de Mello, possui 3 Esquadrões C Mec, 1 Esquadrão de Comando e Apoio e o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de Cavalaria. Ao todo, são 612 militares, sendo 195 do Efetivo Variável.

Fiel aos princípios emanados na Constituição da República, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado abrange uma área de atuação de 49 municípios e uma faixa de fronteira de 330 km. Durante estes 80 anos de existência, presta relevantes serviços à comunidade Santa-rosense e Região, que vão desde ações cívico-sociais até a proteção integrada e contribuição da manutenção da ordem interna, demonstrando o alto nível de instrução e disciplina do “Sentinela do Alto Uruguai”.

Previous post

Hospital Vida e Saúde conquista Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão 2022

Next post

Medicamentos fornecidos pelo Estado podem ser solicitados pela internet

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *