7
Shares
Pinterest Google+

Santa Rosa é uma cidade privilegiada, pois em 2018 foi publicada pela Revista Época Negócios uma pesquisa realizada pela FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que colocou a cidade na 69ª posição no ranking dos 5.570 municípios brasileiros em qualidade de vida. E a educação foi um dos itens levados em conta na pesquisa feita pela FIRJAN.

“Isso é resultado de muito trabalho, certamente, dos nossos gestores públicos que fizeram e continuam fazendo bem o seu papel. Mas tem também a contribuição de muitos outros fatores que elevam o nível dos índices educacionais. As pessoas que vivem aqui são muito voluntariosas e se dedicam a causas coletivas. Certamente nossas crianças vivem em um ambiente muito propício ao aprendizado desde casa, de suas famílias e isso vem de várias gerações”, diz Marcos Scherer, presidente da Agência de Desenvolvimento.

Mas a algum tempo a Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa – AD, entidade da sociedade civil organizada com foco em desenvolvimento, que contempla as principais entidades representativas dos diversos setores da sociedade santa-rosense, desde associações, sindicatos, cooperativas, empresas, empresários, políticos, poder público municipal, entidades estaduais com sede local, dentre outros inúmeros voluntários, vem trabalhando na busca de solucionar um problema que não é exclusividade só de Santa Rosa. Talvez seja a primeira cidade que esteja efetivamente realizando uma ação no sentido de resolver tal problema. E o maior problema percebido pelas entidades é: ‘o distanciamento entre o mercado de trabalho e as instituições de ensino’.

Por isso, a AD iniciou ainda em 2015 um movimento chamado Movimento Conecta. Esse Movimento surgiu para promover primeiramente uma aproximação entre a empresa, o mercado de trabalho e o meio empreendedor, das escolas, faculdades e universidades, visando re-significar o processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente apenas um evento, promovido de forma itinerante durante uma semana inteira, cada dia em um ambiente diferente, com palestras e apresentações de cases de sucesso e de motivação para a mudança na relação entre empresas, empreendedorismo, mercado e a educação foi realizado.

A partir do primeiro Movimento, que agora se tornou permanente e perene, com várias outras iniciativas sucedendo na mesma linha e até com maior amplitude, surgiu então o Conecta Educação, que é uma das principais iniciativas desse Movimento maior chamado Conecta.

Com o Conecta Educação está sendo levado, a mais de 03 anos, para dentro das escolas do município, aprendizado sobre o uso de ferramentas e tecnologias disponíveis na rede de computadores, com linguagem mais atual, com conceitos de empreendedorismo, criatividade e inovação que estão transformando, primeiro, a cabeça das pessoas, o ‘mind set’, a forma de pensar a educação.

Hoje, mais de 400 professores já passaram pelos treinamentos promovidos pela Google Inovator Maidi Dal Ri, contratada pela AD para promover a qualificação e capacitação de professores para o uso destas ferramentas chamadas ‘APPs for Educations’, da empresa Google. Mais de 3.000 estudantes estão sendo impactados pelo uso da tecnologia nas salas de aula e os depoimentos e números são muito reveladores, principalmente pelo resgate do interesse dos estudantes em se dedicar as aulas e pelo envolvimento conjunto e colaborativo entre professores e estudantes.

“Santa Rosa poderá ser a primeira cidade a ser certificada em Rede pela empresa Google no Brasil e uma das primeiras também na América Latina”, segundo Maidi. Mas para isso, será necessário ainda mais dedicação de todos os envolvidos. “Para conseguirmos atingir esse resultado precisamos contar com o apoio dos nossos parceiros, tanto apoiadores e patrocinadores quanto do Poder Público Municipal, pois sem recursos financeiros não se consegue ir adiante”, relata o Presidente da AD de Santa Rosa, Marcos Scherer.

“Estamos muitos anos à frente de 99% dos municípios brasileiros em termos de educação para o empreendedorismo e inovação, o que representa um futuro pleno de êxito e de desenvolvimento para nossos jovens e crianças, pois a mudança acontecerá por eles mesmos, de forma natural, empreendedora e criativa”, complementa o Presidente Scherer.

Certamente os índices já consagrados em termos de qualidade de vida e de educação do município serão fortalecidos e expandidos com o trabalho que a comunidade escolar de Santa Rosa está promovendo a partir do Conecta Educação, que é um Programa da cidade, amplamente absorvido pelas escolas do Município, tanto da rede pública municipal, como também de algumas escolas estaduais e até particulares. A Secretaria de Desenvolvimento Educacional do Município está totalmente engajada nesse Movimento e apostando muito mais no que ainda se poderá fazer em 2019 e daqui por diante.

Previous post

Mensagem do PIS/Pasep no WhatsApp esconde perigos

Next post

Atropelamento deixa mulher ferida em Santa Rosa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *