0
Shares
Pinterest Google+

Nunca estivemos mais expostos a telas antes, cada vez mais a tecnologia tem se feito presente no nosso dia a dia e esse processo não pode ser parado.

Por isso, cada vez mais têm surgido novas pesquisas que demonstram a necessidade de cuidados com a exposição excessiva a elas, é o que explico no artigo “Uso excessivo e prematuro das telas aumentam proporção de casos de miopia”, publicado pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina.

Os sintomas e tratamentos da miopia

A miopia é uma condição muito comum que causa um embaçamento de objetivos vistos a distância, ele ocorre por alterações no formato dos olhos que influenciam na formação de imagens.

Ela possui alguns sintomas bastante característicos, como:

– Dores de cabeça
– Visão embaçada para objetos distantes
– Fadiga ocular
– Necessidade de semicerrar os olhos para enxergar mais claramente
– Pìscar excessivamente

A miopia não tem cura, mas o uso de óculos ou lentes de contato podem ajudar a corrigir a visão, para um efeito mais duradouro a cirurgia refrativa é recomendada, no entanto, com o tempo o grau retorna.

Causas da miopia e o uso de telas

A miopia possui raízes genéticas, no entanto, o estilo de vida e os hábitos ajudam a estimular ou reduzir as chances de desenvolver a doença.

Dentre as principais causas estão passar longos períodos em ambientes fechados e uso excessivo de telas, em geral incluem focar a visão excessivamente em objetos muito próximos.

Dados apontam que países onde as crianças começam a estudar mais cedo há maior incidência de miopia, como na Ásia, onde mais de 50% das pessoas têm a condição, assim como os chineses possuem 3 vezes mais miopia do que hispânicos.

Como prevenir a miopia

Apesar de suas raízes genéticas, a miopia pode sim ser prevenida com alguns cuidados simples na sua rotina, confira alguns.

Existe uma regra que ajuda a prevenir a miopia em pessoas que passam longos períodos em frente à televisão, ela é chamada de 20-20-20, pois consiste em a cada 20 minutos que forem gastos em frente a telas, durante 20 segundos a visão deve ser direcionada para um objeto distante.

Evitar brilho excessivo na tela

Alimentação rica em ômega-3

Passar mais tempo ao ar livre e usar telas próximos a janelas ou locais abertos para facilitar o uso da técnica 20-20-20

Usar clipes nas páginas de livros para lhe lembrar de passar um tempo descansando os olhos

Não fumar

Fonte Olhar Digital

Previous post

Desigualdades e estigmas prolongam pandemia de Aids

Next post

Voos de Santo Ângelo para Florianópolis iniciam dia 20

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *