Municípios da região serão estudados em pesquisa da Unijuí sobre Marketing de Lugares

Municípios da região serão estudados em pesquisa da Unijuí sobre Marketing de Lugares

Conhecer os potenciais dos municípios e como esses podem ser trabalhados de maneira mais promissora, é um dos objetivos da pesquisa coordenada pelo professor da Unijuí, Ariosto Sparemberger. O projeto de pesquisa idealizado pelo docente iniciou neste ano e deve finalizar no final de 2023, mas existe a possibilidade de ampliação de prazo. Outros professores voluntários da Universidade e, no momento, um estudante bolsista, também trabalham na atividade, que envolve 20 municípios da Região Fronteira Noroeste.

A pesquisa irá investigar e entender a identidade dos municípios a partir de ferramentas de Marketing das Cidades – instrumentos operacionais e elementos do Marketing. Ariosto explica que a maioria dos municípios brasileiros, cerca de 68%, têm menos de 20 mil habitantes. “As pequenas cidades geralmente enfrentam dificuldades relacionadas ao orçamento público, participação nos tributos arrecadados no Brasil, elaboração do plano diretor e ao uso de práticas modernas de gestão pública, por exemplo. Por outro lado, as demandas por parte dos contribuintes, que cobram serviços de qualidade e novos investimentos, são significativas. A arrecadação que já é limitada, torna-se insuficiente para o atendimento de todas as necessidades dos moradores”, destaca o pesquisador.

Muitos desses municípios apresentam potenciais que podem, quando bem trabalhados, tornarem-se atrativos para moradores, indústrias e para novos investimentos, além de gerar visibilidade. Neste sentido, a pesquisa irá auxiliar também no processo de gestão desenvolvido nas cidades, para atender as necessidades e desejos de indivíduos e organizações.

O pesquisador também compartilha os objetivos específicos da pesquisa:

– Analisar as cidades, tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing;

– Investigar o nível de atratividade dos municípios, para as indústrias, o comércio e os prestadores de serviços;

– Sugerir ações voltadas para o desenvolvimento e melhorias no gerenciamento do Marketing dos municípios estudados;

– Propor ações que possam contribuir para a melhoria da atratividade das cidades da Região da Fronteira Noroeste.

Em breve, os municípios devem receber um questionário para coleta de informações. Também estão sendo articuladas outras parcerias e a possibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de Administração, investigarem o Marketing na região.

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