Home»Destaque»Marcão no Sindilojas: “precisamos saber exatamente quem somos e quem representamos”

Marcão no Sindilojas: “precisamos saber exatamente quem somos e quem representamos”

A curto prazo, novo presidente da entidade realizará um censo para responder estas perguntas

0
Shares
Pinterest Google+

Recentemente, o empresário Marcos Volnei dos Santos foi eleito Presidente do Sindilojas Fronteira Noroeste, para comandar a entidade pelos próximos quatro anos. Até março de 2026 ele, juntamente com sua diretoria, estará a frente dos trabalhos desta que, representa os anseios e interesses do empresariado. Confira a entrevista que o JGR fez com ele nesta semana:

JGR – O que o levou a concorrer à Presidência do Sindilojas?

Marcão – O desafio de poder fazer algo que realmente contribua para o desenvolvimento da sociedade. O comércio é um dos braços mais importante da nossa economia, e vejo o Sindilojas assumindo o protagonismo no que tange à ações que fomentem o crescimento deste setor, proporcionando aumento da geração de renda, demanda no mercado de trabalho e consequentemente desenvolvimento social e econômico da toda a região. Quero fazer parte disso.

JGR – Quais são seus objetivos a frente da entidade?

Marcão – Inicialmente é unir a classe comerciária para que em conjunto, possamos desenvolver um trabalho que proporcione implementarmos ações que tragam resultados expressivos para o comércio da nossa região. Além disso, aproximar a entidade com as outras entidades do nosso município e dos municípios que estão sob a representatividade do Sindilojas, com o intuito de juntos, somarmos as forças e realizarmos ações em conjunto, sempre pensando no desenvolvimento sócio/econômico e que tragam bons resultados para nossos comerciantes e, consequentemente, à sociedade como um todo.

“A mensagem que quero deixar aos colegas empresários é que venham juntos conosco. Podemos juntos fazer um grande trabalho em que todos ganhamos. E todos é todos mesmo. Desde o lojista ao comerciário. Um comércio forte se reflete na economia. E uma economia forte promove desenvolvimento e oportunidade para toda a sociedade. O Sindilojas está de portas abertas para receber todas as ideias e sugestões. É o momento de contribuir e ajudar a transformar nosso comércio”.

JGR – Como avalia a situação do Sindilojas hoje? O que precisa ser mudado ou melhorado?

Marcão – Hoje o Sindilojas está muito bem estruturado, edificado com um prédio no centro da cidade, com capacidade de prestar um bom serviço para os lojistas e também para a comunidade e região. É comum alguns eventos serem sediados no prédio do Sindilojas. Também está estruturado com vários serviços que são prestados para os lojistas, tais como: odontologia, convênios com instituições financeiras, certificado digital, programa de estágios, telefonia, entre outros. Além disso, têm feito campanhas com bom efeito no comércio, como o “Compre Aqui”. Por outro lado, entendo que devemos fazer uma análise profunda de todo o trabalho, revisar pontualmente a importância de cada serviço prestado, escutar o lojista e ver o que mais o Sindicato deve (ou não deve) fazer para melhor representá-lo. Concentrar energia naquilo que realmente vai dar resultado lá no balcão, na venda, no desenvolvimento, na valorização do nosso comércio.

JGR – Que ações pontuais fará logo a curto prazo?

Marcão – Penso que devemos aumentar o número de associados junto ao Sindilojas. Uma meta pessoal é de aumentarmos, a curto prazo, em 30% o número de contribuintes. A Longo Prazo, até o final do mandato de 4 anos, a ideia é dobrar o que temos hoje. Mas a ação pontual de maior importância que vamos realizar a curto prazo é um censo voltado para conhecermos realmente quem somos e quem representamos. Esse censo será realizado no comércio de toda região, afim de identificar quantos somos, o que fazemos, o que esperamos da nossa atividade, quais são as perspectivas dos nossos lojistas; O que eles esperam dos seus órgãos representativos; Como podemos contribuir para o seu crescimento; Enfim, quais as dores e amores do nosso comércio regional.

JGR – O que muda no Sindilojas a partir de agora?

Marcão – Creio que principalmente uma visão um pouco mais ampla. O Sindilojas está bem estruturado, é verdade, mas está na hora de intensificar as ações de “dentro pra fora”, afim de proporcionar aos lojistas, possibilidades de ampliação e crescimento. São muitos desafios que nos rodeiam, entre eles, a tecnologia e mudanças culturais nos desafiam a nos reinventar para se manter no mercado. Entendo que o Sindilojas pode, através da sua força e de programas e ações direcionadas, contribuir com seus lojistas para que se mantenham no mercado e muito mais, consigam surfar na onda das novidades. Vamos intensificar as ações em datas comemorativas. A expectativa é muito boa. Vemos boa vontade de outras entidades como a Acisap, Fenasoja, prefeitura, Agência de Desenvolvimento, entre outras, com uma vontade muito grande de contribuir e participar deste processo de fomento do nosso comércio.

JGR – Para você, o que representa o Sindilojas na vida do empresário?

Marcão – Tenho duas visões: A primeira que o Sindilojas é seu órgão representativo e que pode capitanear o setor lojista frente aos desafios e oportunidades que surgem diariamente em nossa sociedade. A outra é não é tão romântica e que muitas vezes a gente escuta: Que o Sindicato é um peso na vida do empresário e só mais uma conta para pagar. E o Sindilojas não pode ser essa última. O empresário deve ter gosto e vontade de pagar as suas guias sabendo que a entidade o representa. Nós, do Sindilojas sabemos que representamos em várias esferas o lojista. Mas talvez ele ainda não saiba da importância que tem a entidade. Não é culpa do empresário. A comunicação do que se faz, o que se planeja e seus resultados deve ser feita pelo Sindilojas.

Previous post

Agriman e o Esquadrão da Segurança Alimentar em Santa Rosa

Next post

Prefeitura é finalista de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *