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Laboratório do Vida & Saúde fecha 2020 com aumento no número de atendimentos

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Um ano de pandemia trouxe reflexos nos números de atendimentos do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Vida & Saúde. O Setor chegou ao fim de 2020 contabilizando 51.747 coletas, o que representou um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Responsável pelos exames da rotina ambulatorial do Hospital e dos pacientes internados, o Laboratório contou com o acréscimo da Unidade COVID, que entrou em funcionamento em março de 2020 e promoveu o aumento da demanda no número de exames.

Em setembro de 2020, o Laboratório passou a oferecer uma nova tecnologia, através do equipamento GeneXpert – que possibilitou que o diagnóstico da COVID-19 fosse disponibilizado em até 24 horas, através de exames PCR. Ao longo de 2020, o Laboratório realizou 1.707 PCRs, além de 557 testes rápidos e 196 testes de sorologia.

“A COVID foi um desafio para todos e para o Laboratório não foi diferente. Nossa rotina mudou bastante com a grande demanda dos pacientes da Unidade COVID, mas nos organizamos a fim de dar a maior agilidade possível, sempre com a garantia da segurança no diagnóstico”, explica o farmacêutico-bioquímico Vilmar Banderó, responsável pelo Laboratório.

Além da demanda interna, o Laboratório também oferece exames via convênios e particulares, o que representou 28,57% dos atendimentos em 2020, diante de 71,43% de exames via Sistema Único de Saúde (SUS).

A pandemia também pode ter sido a causa da redução de 1,87% no número de exames externos em 2020. De acordo com Banderó, a cautela dos pacientes – sobretudo no início da pandemia – fez com que muitos exames fossem adiados em função da necessidade de isolamento social. Pensando na segurança dos pacientes, o Laboratório do HVS deu preferência por agendamentos, evitando aglomerações pelo grande fluxo de pessoas.

Resultado do trabalho de 2020, o Laboratório do HVS iniciou 2021 com a renovação da Certificação de Excelência, avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. “Estamos sempre em busca de melhorias para oferecer o melhor serviço para a comunidade. Em 2020, o Laboratório, assim como todo o Hospital, adaptou-se a uma nova realidade e conseguiu apresentar a tecnologia e o desempenho necessário para o atendimento diferenciado que nos foi exigido ao longo da pandemia”, explica o diretor de infraestrutura, Rodrigo Calixto.

Para a diretora-geral do Vida & Saúde, Vanderli de Barros, o crescimento do Laboratório é o reflexo de um trabalho comprometido: “Em 2020, nosso Laboratório mostrou, mais do que nunca, que está a serviço da comunidade, oferecendo alternativas e tecnologia neste difícil momento de pandemia, mas sem esquecer da assistência aos demais pacientes. A renovação da Certificação veio para coroar um ano de muito trabalho e dedicação à assistência hospitalar”, concluiu.

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