0
Shares
Pinterest Google+

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR encaminhou nos primeiros nove meses de 2022, 1.853 cirurgias eletivas no município. Um aumento de 61,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 1.147 procedimentos. Essa é uma meta do governo, ampliar o número de cirurgias para proporcionar mais qualidade de vida para a população. O Ministério da Saúde define como eletivas todas as cirurgias que não são de emergência, ou seja, não precisam ser feitas imediatamente. Conforme dados da Fundação, o maior volume se concentra nas áreas de oftalmologia e cirurgia geral (hérnia e vesícula), seguida de traumatologia.

A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser agendado com antecedência e até mesmo adiado por um período, conforme indicação e avaliação médica. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, explica que o crescimento no número de cirurgias realizadas, é possível em função do investimento do município, “A gestão tem investido cada vez mais na saúde. Ficamos muito contentes com os resultados que temos alcançado a cada ano. Nosso propósito é servir cada vez melhor a comunidade e com isto, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

A porta de entrada para a realização das cirurgias eletivas do SUS é a Unidade Básica de Saúde. A professora Maristela de Borba, foi uma das 1.853 pessoas, que realizou o procedimento neste ano. Ela fez uma cirurgia de Hérnia Inguinal, um quadro que pode ser tratado de forma eletiva (com a cirurgia planejada e não emergencial). “Só tenho elogios ao atendimento que recebi dos profissionais da FUMSSAR. Mesmo não sendo um caso grave, ser atendida em um tempo mais breve, é a garantia de mais qualidade de vida. Agora, posso trabalhar tranquilamente e retomar minhas atividades diárias”, destacou Maristela. A Fundação reforça também, que é preciso atenção para não considerar o termo eletiva, como sinônimo de opcional. É importante manter um acompanhamento e cuidados com a saúde.

Previous post

Brasil terá 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025, diz Inca

Next post

Show Musical Encontros apresenta clássicos da música brasileira no Sesc Santa Rosa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *