0
Shares
Pinterest Google+
Tiago Roberto Tescke, Delegado de Polícia de Santa Rosa

Com a evolução tecnológica, fazer uma simples compra ficou bem mais fácil. O poder de possuir algo sem ter o incômodo de sair de casa agrada a maioria dos brasileiros. Além de poder fazer os pedidos no conforto de sua residência, evitar filas e poder pesquisar os melhores preços, a rede facilita que você encontre exatamente o serviço ou produto desejado. Porém, o consumidor que faz compras pela internet para fugir do movimento nas ruas e conseguir preços mais baixos, deve tomar cuidado com os golpes virtuais. “A cada dia que passa, as compras pela internet se tornam mais presentes no cotidiano das pessoas. O número de transações feitas em ambiente virtual tem crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em razão disso, essa nova forma de comercio tem oportunizado um ambiente propício à prática dos mais diversos crimes, que acabam lesando aqueles consumidores que realizam compras sem adotarem as cautelas necessárias para garantir a segurança do negócio”, fala Tiago Roberto Tescke, Delegado de Polícia de Santa Rosa.

As vantagens, são o acesso a produtos não encontrados no local onde o consumidor reside; Facilidade de pesquisar e comparar preços; Comodidade de receber o produto em casa; Acesso facilitado e independente de horário e as desvantagens é a falta de contato direto com o produto que esta sendo adquirido; Tempo de espera e inobservância dos prazos de entrega; Custo de envio e dificuldade de devolução/troca do produto são claras. Basta a preferência do consumidor a efetuar uma compra e escolher entre virtual ou pessoal. Mas para quem opta por comprar por sites, um cuidado a mais sempre é conveniente.

Muitos sites que parecem legítimos podem ser verdadeiras armadilhas. Pessoas de má-fé podem copiar fotos, textos e criar uma boa estrutura de navegação para compra e emissão do boleto bancário entre outras artimanhas que a fazem parecer confiável. Recentemente, o PROCON/SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) atualizou a lista de sites que devem ser evitados pelos brasileiros. Com isso, a sua “lista negra” passa a contar com 421 endereços que apresentam perigo aos consumidores. A lista está disponível em: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

A falta de entrega do produto é a principal reclamação contra as lojas virtuais fraudulentas. Antes de comprar, portanto, recomenda-se que o consumidor busque informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas.

“Quando o assunto são compras pela internet, todas as medidas de cautela são necessárias a fim de evitar futuro prejuízo. Primeiramente, cabe ao usuário da rede adotar medidas de precauções para evitar vulnerabilidades no equipamento que está sendo utilizado para navegar na WEB, para isso é imprescindível manter um antivírus sempre atualizado, utilizar um firewall (a fim de evitar acessos maliciosos ao sistema), entre outras medidas de segurança. No que toca efetivamente às transações comerciais realizadas em ambiente virtual, compete ao consumidor fazer uma análise prévia da reputação do site/loja onde se dará a compra (há diversos sites que possibilitam essa pesquisa), acessar o site pelo endereço digital da loja (URL), e não por links enviados por e-mail ou redes sociais, observar se o destinatário do pagamento é realmente a empresa onde a compra foi realizada, em especial quando se tratar de boleto bancário, além de outras medidas, a depender do tipo de transação”, aconselha o Delegado.

“Importante salientar que as compras em ambiente virtual, via de regra, são seguras, desde que feitas de forma correta e com a adoção das precauções necessárias. Caso haja suspeita de que a compra ofereça risco, não a efetive”, finaliza o Delegado de Polícia, Tiago Tescke.

Além das dicas dadas por Tiago Tescke, confira também 11 dicas para evitar golpes:

1) Desconfie de preços muito baixos. Não existe milagre: desconfie de ofertas vantajosas demais.

2) O site tem que oferecer uma compra segura (garantir que ninguém mais tenha acesso a seus dados pessoais). Para isso, na hora da compra, deve aparecer um “cadeado” na barra inferior do navegador. Mas cuidado: muitos sites falsos copiam essa imagem e inserem dentro página. Clique duas vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites falsos, o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele nada irá acontecer.

3) Atenção ao endereço que aparece na hora de fazer a compra: Depois do “http” deve aparecer a letra “s” que significa “security” (segurança). Se a página for segura, tem de começar com “https”. Se for só http, cuidado.

4) No ato da compra, minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto. No entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar junto com esta, está errado.

5) Sempre que fornecer seus dados sigilosos, como por exemplo do cartão de crédito, digite sua senha “errada” na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, pois o sistema tem como checar a senha digitada. Mas, se digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal. Alguns golpistas querem apenas capturar senhas.

6) Atenção para a forma de pagamento. Evite comprar em sites que recebem apenas por boleto bancário ou depósito em conta. Ainda, veja quem é o titular da conta bancária. se for uma pessoa física e não uma empresa, não compre!

7) Procure no site a identificação da loja em que pretende realizar a compra (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).

8) Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.

9) Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).

10) Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.

11) Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Previous post

Confira a programação do Cine Globo de 21/01 à 30/01

Next post

Cuidados oculares no verão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *