0
Shares
Pinterest Google+

Dois detentos que haviam se conhecido há longo tempo, trocavam impressões. Um deles havia conseguido acesso ao Jornal Gazeta Regional, de trinta dias atrás mas, mesmo assim, se considerava bem informado. Sabia ler. O outro, mesmo que tenha frequentado a escola, nunca decifrou os “hieróglifos”. Aos quinze anos não entendia o que estava lendo. Mas mesmo naquela época não se preocupava com o futuro. Porque se preocupar por antecipação? O que tinha que acontecer, acontecia. E agora, anos depois, estava ali, ouvindo o seu companheiro de cela. Este dizia que lera que a crise lá fora era grave, o combustível havia subido de preço assustadoramente, os alimentos estavam pela hora da morte, não estava chovendo e as hidrelétricas estavam com seus reservatórios quase vazios, com isso o preço da energia também seria aumentado, os políticos continuavam roubando e legislando em causa própria, deputados gaúchos se auto concedem aumento da verba de Gabinete em 117%.

Mas que barbaridade! Será verdade? É verdade, disse o interlocutor. E não é só isso. Os Ministros do STF gastaram em diárias somente no ano de 2020 R$ 8.420.889,09 segundo o Portal de Transparência, seus salários estão acima de quarenta mil reais por mês e têm jatinhos sempre à sua disposição, até mesmo para se deslocarem ás suas casas todas as semanas. E tu sabia, companheiro, que só o Senado Federal, com 81 Senadores, tem seis mil funcionários? O desperdício do dinheiro público é enorme. Sofremos bilhões de prejuízos por incompetência ou má fé. Temos mais um exemplo. Certo governo anterior comprou doze helicópteros da Rússia, mas esqueceram de fazer um contrato de manutenção, reposição de peças….Somente cinco levantaram voo. Os demais estão sendo desmontados para fornecimento das peças aos que podem voar. Em Santa Catarina certo governo adquiriu máquinas para perfurar poços artesianos em momentos de estiagem. Por essa aquisição foram pagos 17 milhões de reais através do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. Tudo bem, até aí. Só que esqueceram as autoridades que essas máquinas precisavam de pessoal para operá-las. Anos se passaram e enquanto as máquinas apodreciam em algum pátio a chuva chegou antes. Sabia, companheiro, que enquanto os portos brasileiros padecem com a falta de infra estrutura e obsoletismo, financiamos, através do BNDES, o moderno Porto de Mariel, em Cuba, construímos o metrô de Caracas, na Venezuela, estradas em Moçambique e “otras cositas más”., como se fossemos os milionários do mundo. O calote com o nosso dinheiro ultrapassa os vinte bilhões de dólares.

Por hoje, companheiro, vou te falar só mais uma coisa. Tu sabia que neste ano teremos eleições. Pois é, mas se surgir alguma dúvida de fraude no resultado tu não pode te queixar. É proibido auditar teu voto. Algumas, raras pessoas, dirão que o resultado, seja qual for, está certo e pronto. Fica no teu canto, te convence da tua insignificância. Esse é o Brasil lá fora, cara.

Então o amigo, que estava por receber a liberdade condicional falou: na verdade nem quero sair daqui. Tenho minhas três refeições por dia. Sopa, sopa e sopa mas é de graça. Não pago aluguel, não preciso procurar emprego. Mas se tiver que sair, saio. Até vou me preparar. Talvez escove os dentes pela primeira vez, desde 1998 e lá fora, quem sabe tome um trago depois de 22 anos de sobriedade involuntária. Quanto aos desonestos do meu país, que Deus tenha piedade deles, porque eu não terei.

Previous post

Atendimento Físico e Digital. Como conciliar?

Next post

Central de Vacinas aplicou 3.180 doses contra a COVID-19

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *