Home»Destaque»Consultoria Educacional e Familiar: um novo modelo que vem para auxiliar pais e filhos e até escolas

Consultoria Educacional e Familiar: um novo modelo que vem para auxiliar pais e filhos e até escolas

0
Shares
Pinterest Google+

O mundo todo vem passando por profundas transformações e até os moldes mais tradicionais, precisaram ser reavaliados. Quando o mundo praticamente parou, várias atividades foram suspensas, entre elas, as aulas. Diante deste cenário, muitas crianças sofreram e, consequentemente suas famílias.

E sentindo a necessidade de precisar lidar de uma maneira diferente com seu próprio filho dentro de casa, foi que Ângela viu a oportunidade de caminhar para o empreendedorismo através da Consultoria Educacional e Familiar.

A Consultoria Educacional consiste em avaliar a realidade do cenário atual da instituição de ensino, com a finalidade de conhecer os pontos que mais precisam de atenção, oferecendo serviço de palestras, workshop ou oficinas para professores e pais. Já a familiar, tem como ponto principal a família, orientando e auxiliando os pais nos desafios na educação dos filhos.

“Sempre acreditei num mundo melhor e no desenvolvimento das pessoas para isso. Escolhi trabalhar com este propósito entendendo que o ambiente educacional e familiar são a base para isso acontecer! Percebi na minha família, no início da pandemia, que eu estava necessitando mudar a maneira de me relacionar com os filhos e então li muito, estudei e me capacitei nessa área, me apaixonei! Decidi dividir isso com outros pais e professores. Assim nasceu a Inspirar – Consultoria educacional e familiar”, relata Ângela Paula Kupske Borchartt, 42 anos, mãe do Leonardo (24) e do Vitor (9), casada com Mauro Borchartt.

Professora, com 23 anos de experiência na educação, já atuou com educação infantil, anos iniciais e educação especial. É também Pós-graduada em Gestão escolar e psicopedagogia, atuou como coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora de escolas nas redes Sinodal e Franciscana. Além disso, é educadora parental: disciplina positiva para pais e sala de aula, pela PDA/USA; Coach educacional pela Parent Coach Brasil; KidCoach; TeenCoach e Analista comportamental pelo ICIJ, especializações que só contribuem para o sucesso da Inspirar.

Hoje, seu trabalho é apoiar pais e educadores com conteúdos, reflexões, análises e sugestões de novas formas de agir e olhar para cada situação, dando o suporte para novas experiências e mudanças efetivas nas relações dentro de casa e na escola. “A proposta é trazer mais leveza, consciência e assertividade nos desafios diários da educação dos filhos e alunos com foco no presente e futuro”, destaca.

Como funciona a consultoria educacional e familiar?

A consultoria educacional pode ser contratada para palestras de formação de professores ou trabalho com os pais, ou no modelo tradicional a consultoria educacional de auxiliar a instituição a identificar os pontos a melhorar, aplicação de pesquisas de satisfação e clima organizacional; construção ou revisão da missão, visão e valores da instituição . Oferece diagnóstico e indica estratégias, planeja em conjunto com a equipe e acompanha a execução do plano de ação. Já na consultoria familiar, serão definidos os pontos a trabalhar nos encontros semanais ou quinzenais de acordo com as demandas, onde será construído um objetivo a ser alcançado com a consultoria! O atendimento é para os pais de filhos de qualquer idade. Para crianças a partir de 6 ou 7 anos e adolescentes, os pais participam da primeira sessão, sexta sessão e da décima sessão, de um total de 10 encontros.

“TODO COMPORTAMENTO TEM POR TRÁS UMA NECESSIDADE”

Educação Positiva: já ouviu falar?

A educação positiva, consiste em ter uma abordagem mais sutil e baseada em gentileza na criação infantil. É por meio do amor e carinho que se constrói o vínculo afetivo. Palavras rudes, brigas, castigos e agressões não são a melhor solução para educar as crianças.

Assim, Ângela trabalha modelos de interagir e se comunicar com os filhos de forma respeitosa. E as principais mudanças que os pais precisam fazer são:

• Observar e controlar as suas próprias reações a cada comportamento das crianças;

• Repensar suas práticas e condutas como pais e educadores.

• Melhorar o comportamento dos seus filhos sem precisar gritar, bater ou castigar;

• Equilibrar gentileza e firmeza, deixando de agir com autoritarismo ou permissividade;

• Aprender a usar ferramentas simples e que atendam a necessidade da sua família;

• Manter a consistência das atitudes e estratégias que funcionarem com seus filhos;

• Identificar as necessidades fisiológicas e emocionais.

• Organizar uma rotina baseada no ritmo da sua família, respeitando as necessidades e envolvendo todos os membros na vida familiar;

• Construir combinados e regras consistentes e bem definidas;

• Quebrar paradigmas e comportamentos padrões que acompanham;

Durante os encontros, tanto na Consultoria Educacional quanto na Familiar, são trabalhadas questões primordiais como: Inteligência socioemocional; Educação positiva; Empatia; Resolução de Conflitos; Colaboração/cooperação; Comunicação assertiva; Respeito mútuo; Trabalho em Equipe.

Previous post

FUMSSAR vai realizar concurso público para contratar mais médicos

Next post

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *