Home»Destaque»Como avaliar o bairro, o condomínio e o imóvel antes de comprar ou alugar

Como avaliar o bairro, o condomínio e o imóvel antes de comprar ou alugar

1
Shares
Pinterest Google+

São muitos os elementos determinantes na hora de comprar ou alugar um imóvel. Muita coisa já se consegue resolver pela internet, como uma triagem, pesquisa de local, entre outros requisitos e que são fundamentais para a decisão de assinar o contrato. Mas a visita ao local ainda é parte primordial no poder de decisão. E nem só a análise ao imóvel é importante neste momento. Avaliar também o bairro e o entorno do empreendimento podem garantir uma escolha mais certeira. Além disso, conhecer toda a estrutura do condomínio (quando for o caso) pode resultar em uma maior satisfação.
Jefferson Hentz, corretor de imóveis e proprietário da JBem Imóveis, comenta que a avaliação de imóveis na hora de compra, venda ou locação é de extrema importância, para que ambas as partes façam um negócio justo e dentro do valor de mercado. Isso gera uma segurança maior na transação. “É comum vermos proprietários ofertando imóveis com valores acima do que o mercado está pagando. Então, na hora de efetuar uma transação imobiliária, é importante consultar um profissional habilitado para exercer a avaliação”, salienta e explica que os principais fatores levados em consideração na hora de avaliar um imóvel são:
– Bairro: localização é extremamente importante, pois pode valorizar ou depreciar o valor final. A vizinhança também é um fator que influencia bastante;
– Padrão de construção: o material utilizado na construção, o acabamento;
– Posição solar: levado em consideração a posição solar e disposição das peças do imóvel quanto ao sol;
– Se for casa, o terreno é levado em consideração, metragem total, a metragem que o terreno tem de frente para rua, se tem aclive ou declive;
– Se for apartamento, a infraestrutura (salão de festas, academia), é analisado se tem elevador no prédio e o andar do imóvel.
Jefferson ressalta ainda que em Santa Rosa há algumas regiões residenciais com mais procura e demanda, como: Centro, Esplanada, Novo Horizonte, Ouro Verde, Timbaúva e Bairro Central.
“Hoje, estamos vivendo um momento em que o mercado imobiliário está muito aquecido devido a queda da Taxa Selic, onde os investimentos estão com rendimentos muito baixos, e a taxa de juros de financiamentos imobiliários estão extremamente baixos, elevando a comercialização de imóveis. Segundo Ricardo Amorim, renomado economista, estamos vivendo um grande ‘boom imobiliário’, sendo talvez o maior da história de nosso país”, finaliza Jefferson Hentz.

Previous post

Construção civil teve um aumento 83,72%, no número de pedidos durante a Pandemia

Next post

Pix: a forma como você faz pagamentos nunca mais será a mesma

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *