0
Shares
Pinterest Google+

Se sentir inchado, bem com perceber o inchaço no corpo, é motivo de bastante incômodo para grande maioria dos indivíduos. Comumente, o maior responsável por isso, é a retenção de líquido.

Elizangela Farias, formada em Massoterapia e Estética e Cosmética, e no momento cursando Biomedicina, explica que a retenção de líquidos é quando o corpo não consegue liberar todo o excesso de água, fazendo com que os fluidos se acumulem, principalmente em determinadas partes, como barriga, pernas, mãos e até mesmo no rosto.

Ademais, a profissional comenta que as causas para que a pessoa tenha retenção de líquido pode ser diversas. “Alguns são mais simples, relacionadas ao estilo de vida mesmo, problemas de saúde, como os que acometem o coração e os rins”, fala. Ela acrescenta também que algumas causas hormonais podem ter ligação com a gravidez e a menstruação. “Na primeira, é bem notória a retenção de líquidos nos últimos meses de gestação, o que contribui para as pernas cansadas. Já a segunda é a razão pela qual a barriga fica inchada e o peso aumenta em até 2kg alguns dias antes da menstruação vir”.

Sendo assim, atrelada a uma alimentação mais saudável, e prática de exercícios físicos, a massagem também pode ser uma forma de diminuir e ajudar quem está com esse problema. “A drenagem linfática é um tipo de massagem que ajuda o organismo a eliminar os fluidos e toxinas. Com os movimentos, os líquidos em excesso são conduzidos a saírem do corpo por meio da urina”, exemplifica Elizangela.

Essa massagem potencializa e estimula o bom funcionamento do sistema linfático através de movimentos. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.

Isto posto, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. A técnica é manual.

A Massoterapeuta Elizengela elucida que indico a drenagem para todo tipo de pessoa. “Pois, o melhor de tudo é estarmos de bem com nós mesmos”, finaliza.

Previous post

Sindilojas realiza jantar de encerramento do ano

Next post

Você já pensou ou teve vontade de investir seu dinheiro?

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *