0
Shares
Pinterest Google+
Dra. Analuiza Savaris
Médica Mastologista – CRM 38251 RQE 36875

Sabe-se que o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, surgiu no início da década de 1990 e no Brasil a comemoração foi instituída em 2002. O objetivo da celebração, além de compartilhar importantes informações, é promover a conscientização sobre essa doença complexa, de alta heterogeneidade clínica, morfológica e biológica, e que no sexo feminino, representa 23% do total de câncer no mundo, ou seja, a mais frequente causa de morte por câncer em mulheres. Segundo o INCA, estima-se que 66.280 mil mulheres serão acometidas a cada triênio (2020- 2022), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, segundo a OMS, correspondendo a 29% dos casos novos de câncer a cada ano entre as brasileiras.

Homens também podem apresentar a doença, sendo menos frequente do que as mulheres. A incidência de câncer de mama está aumentando no mundo devido ao aumento da expectativa de vida, aumento da urbanização e adoção de estilos de vida ocidentais. Portanto, a detecção precoce para melhorar o desfecho e a sobrevida do câncer de mama continua sendo de extrema importância. Em relação à prevenção primária do câncer, é importante destacarmos que os hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir o surgimento do câncer como dieta saudável, redução de peso para as pacientes obesas ou sobrepeso, prática de atividade física regular, evitar uso em excesso de bebidas alcoólicas e do tabaco.

A prevenção, diagnóstico e tratamento adequado pode salvar vidas. Não deixe de realizar seus exames de rotina e procure o médico mastologista se houver qualquer alteração. O câncer de mama tem cura, por isso ame-se, cuide-se e proteja-se.

O diagnóstico precoce é através da mamografia, que pode detectar alterações em fase inicial, assim aumentando as chances de cura. A mamografia é recomendada a partir dos 40 anos de idade e anualmente. As pacientes com história familiar devem realizar o rastreamento antes dos 40 anos. A ecografia mamária também é um exame importante para complementar o diagnóstico.

Hoje em dia o tratamento do câncer de mama não é assustador como no passado. A cirurgia vai depender do estado da doença e suas características biológicas. A lei criada em 2013, nº 12.802 prevê que pacientes submetidas a mastectomia têm o direito de realizar a reconstrução mamária por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente após a retirada do tumor.

Dra. Analuiza Savaris
Médica Mastologista – CRM 38251 RQE 36875

Rua Fernando Ferrari, 310/ 4º andar
Citradi | Prédio da Imecom- Santa Rosa/RS
(55) 3512-1778

Rua XV de Novembro, 1304
Santo Ângelo/RS
(55) 3314-7172 ou (55) 99969-7172

Previous post

Feira do Livro em andamento

Next post

Amistosos dos pequenos na ACBF

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *