Home»Segurança»Bombeiros orientam sobre cuidados com eletricidade

Bombeiros orientam sobre cuidados com eletricidade

0
Shares
Pinterest Google+

A eletricidade é um bem básico para a vida do ser humano, a utilização dela, sem dúvidas, foi revolucionária devido aos inúmeros benefícios que ela trouxe. Porém, apesar de todas suas vantagens, consigo traz certo perigo, na qual, não deve ser ignorado. O choque elétrico é causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo do ser humano ou de qualquer outro tipo de animal em contato com um objeto energizado. O seu acontecimento pode causar até morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

Segundo Claudir Roque Mallmann, 1° Tenente Cmt Bombeiros Santa Rosa, a gravidade do choque elétrico varia de acordo com alguns fatores. “A intensidade do choque vai de acordo com as características da corrente, no caso a voltagem e frequência; a resistência do corpo à passagem da corrente elétrica; o percurso da corrente elétrica pelo corpo; além do tempo de percurso da corrente elétrica”, explica e ainda fala sobre as principais perturbações geradas devido ao choque elétrico:

– Inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, produzindo parada respiratória;

– Alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir parada cardíaca;

– Queimaduras profundas, podendo produzir necrose dos tecidos, músculos, ossos, órgãos etc.;

– Alterações do sangue provocadas pelos efeitos térmicos produzidos pela corrente elétrica;

– Perturbação no sistema nervoso;

– Sequelas em vários órgãos do corpo humano;

– Contrações musculares.

Dessa maneira, sempre é bom checar os pontos que podem ser perigosos e ajeitar caso haja alguma irregularidade, assim sendo, para evitar acidentes com eletricidade é importante:

– Verificar periodicamente as instalações elétricas. Evitar as ligações clandestinas, os chamados “gatos”.

– Desligar a chave geral antes de consertos e reformas, além de contratar um eletricista.

– Desligar o interruptor antes de trocar lâmpadas e nunca tocar na parte metálica.

– Evitar adaptadores (T) ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação.

– Desligar o chuveiro antes de mudar a chave de temperatura.

– Não colocar objetos metálicos (facas, garfos etc) dentro de micro-ondas ou fritadeiras elétricas.

– Desligar os aparelhos elétricos da tomada antes da limpeza ou conserto.

– Nunca manusear equipamentos elétricos com mãos ou pés molhados.

– Não mexer no interior de aparelhos de TV e, ao instalar antenas, mantenha distância dos fios elétricos. Cuidado também com as quedas.

– Cuidado especial com crianças, mantenha as tomadas vedadas e os aparelhos elétricos fora do alcance delas.

– Orientar seu filho para nunca empinar pipas perto dos fios da rede elétrica, nem retirá-las caso elas fiquem pregadas na rede. Nunca usar fios metálicos para empinar pipas.

– Não entrar nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão.

– Atenção a sacadas perto da rede elétrica principalmente redes de alta tensão mantendo distância de segurança mínimo de 5 m sem proteção. Cuidado com o manuseio de objetos metálicos nesses locais.

– Antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, vergalhões, trilhos de cortinas e antenas, certifique-se da distância de segurança com relação a rede elétrica evitando atingir arco elétrico.

Em caso de acidente de energia baixa tensão, o Corpo de Bombeiros indica que você desligue imediatamente a eletricidade. Se não for possível, interromper o contato da vítima com a corrente elétrica, utilizando um pedaço de pau, corda, borracha ou pano grosso. Nunca use objeto metálico ou úmido. Se as roupas da vítima estiverem em chamas, deite-a no chão e cubra-a com um tecido bem grosso ou um cobertor para apagar o fogo. Outra opção é fazer a vítima rolar no chão. Não a deixe correr.

Já em casos de acidente de energia de alta tensão, as precauções são: ficar longe dos fios e equipamentos energizados; não descer do carro se um fio partido cair sobre ele; é recomendável que a concessionária de energia elétrica seja acionada para desligar a rede e chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (Telefone 193), além de isolar o local.

Previous post

Dínamo chegou há primeira divisão do Futebol Gaúcho

Next post

Alimentação e a pele perfeita

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *