0
Shares
Pinterest Google+

Observa-se que a população idosa mundial vem crescendo constantemente com o passar dos anos, fato que pode estar relacionado a prática de atividade física. No entanto, durante o processo de envelhecimento o sedentarismo pode acarretar diversas mudanças fisiológicas, como perda de flexibilidade em músculos e articulações, perda de equilíbrio e força muscular. O que pode resultar nas quedas em idosos. As quedas são proporcionais ao grau de capacidade funcional que o idoso apresenta, sendo mais frequentes em idosos debilitados funcionalmente (que não realizam atividade física). Assim, a saúde está diretamente associada a capacidade funcional do idoso, e a atividade física contribui para menores incidências de quedas, exercendo uma função benéfica para a qualidade de vida dessa população.

O exercício físico auxilia o sistema fisiológico a se manter em funcionamento constante, por isso os idosos devem se exercitar, a fim de oportunizar melhoras na sua autonomia e qualidade de vida. A atividade física é o principal elemento para o envelhecimento saudável, retardando os efeitos negativos do envelhecimento.

Dentre as modalidades indicadas para esta população, encontra-se o Método Pilates, que pode ser utilizado para aprimorar a capacidade funcional e oferecer melhora significativa no equilíbrio, força muscular e flexibilidade acarretando na melhor qualidade de vida do idoso.

O Método Pilates apresenta princípios como: respiração, concentração, estabilização, controle, precisão e fluidez. Os exercícios permitem alongar e reforçar os músculos do tronco, focando na contração de músculos na região abdominal e pélvica e assim provoca a melhora da coordenação e da circulação, aprimorando a flexibilidade e, consequentemente, incrementando a força muscular e a postura associadas a respiração.

A estabilização e o controle podem ser os principais responsáveis para a manutenção do equilíbrio, pois durante os exercícios são acionados diversos músculos, principalmente os abdominais, glúteos e paravertebrais lombares (power house). A partir disso é possível uma melhor postura e equilíbrio. O aumento da força muscular configura-se como ponto fundamental na aptidão física de idosos. Assim, o treinamento de força é extremamente eficaz na melhora do condicionamento físico do idoso, reduzindo sua fragilidade e o risco de quedas.

Previous post

Menina de 9 anos compra seus objetos de desejo guardando moedas

Next post

Piolhos não estão em extinção

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *