Home»Cultura»Atanagildo Rorato lança livro histórico

Atanagildo Rorato lança livro histórico

0
Shares
Pinterest Google+

O professor aposentado Atanagildo Germano Rorato reside em Santa Rosa há muitos anos, tendo recebido o título Cidadão Santa-rosense em 2021. Não faz muito, ele surpreendeu a comunidade local ao lançar um CD com documentos e dados do Dínamo Futebol Clube, do qual é grande conhecedor. Pois, essa veia de pesquisador histórico ganha um novo impulso nesta semana com a conclusão de um livro que resgata os 80 anos da Esquina Londero, localidade onde nasceu e viveu até a juventude, e com a qual mantém estreito vínculo até os dias atuais.

O livro Esquina Londero: Nossa Terra, Nossa Gente, Nossa História foi escrito ao longo de vários anos pelo professor Atanagildo Rorato, acabado com a mão da Editora Café Pequeno e será lançado no domingo, 26, em almoço festivo na Esquina Londero, comunidade do interior de Doutor Maurício Cardoso. São 334 páginas de pesquisas, quase duas centenas de fotos e documentos, tudo minuciosamente pesquisado em municípios da região e até mesmo nos arquivos da capital do Estado, onde estão dados da colonização.

Para localizar o leitor, basta citar o Balneário Londero, um dos maiores de toda a Fronteira Noroeste, na margem brasileira do Rio Uruguai. Esquina Londero está situada a cerca de três quilômetros dali. Curiosamente, no outro lado do rio, na Argentina, existe uma comunidade chamada Puerto Londero, e que é na verdade a origem inicial do nome Porto Londero, em referência a uma família de imigrantes italianos que formou uma próspera povoação na região de Misiones (hoje reduzida a uma pequena vila).

“São histórias assim que iremos ler. É impressionante contarmos sobre como era intensa e harmônica essa relação entre as comunidades nos dois lados do Rio Uruguai. É impactante ouvir depoimentos de pessoas que estiveram no primeiro povoamento, na década de 1940, entender as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros e resgatar a importância da igreja, da escola, dos comércios, o clube de futebol e da união das famílias para superar as adversidades”, registra o escritor.

Previous post

Como vamos nos comparar com a Coréia do Sul?

Next post

Vida & Saúde oferece laserterapia aplicado à amamentação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *