Home»Destaque»APADA, uma escola para a vida

APADA, uma escola para a vida

Escola de Ensino Médio Concórdia para surdos comemora aniversário no dia 27 de setembro

0
Shares
Pinterest Google+

São 36 anos de existência, com resultados imensuráveis. Ao longo destes anos a educação da escola foi se transformando e melhorando a cada dia, com profissionais capacitados para atender as necessidades da comunidade e um espaço físico preparado para receber os seus alunos. Com ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, atendendo a toda a região noroeste do estado do RS e proporcionando a seus alunos um espaço de aprendizagens positivas.

Uma escola de Educação Especial, sim! Uma educação especial que atende não somente crianças surdas, mas crianças com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e outras, num processo de ensino inclusivo com metodologias diferenciadas e professores com formações específicas para entender e auxiliar seus alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Uma escola responsável pela ação educativa de seus alunos, através de um trabalho qualificado, permitindo o aceso ao conhecimento social, cultural e intelectual, para que este consiga compreender de forma significativa o que lhe é transmitido e consiga desenvolver suas potencialidades e capacidades com estímulos próprios dentro das suas limitações.

São muitos desafios conquistados ao longo destes anos; projetos desenvolvidos para que os alunos sejam desafiados em outras áreas, acessibilidade social, aquisição de materiais e tecnologias voltadas para a aprendizagem. Acolher as famílias, incluir os alunos em ações sociais, oportunizar o ingresso no mercado de trabalho, estimular o desenvolvimento biopsicossocial de cada criança, esse é seu trabalho diário.

Com méritos a escola passou a ser sede do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe RS, projeto este aprovado através do Edital de Seleção de Propostas para Implementação de Centros de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo – DAAPPS nº 006/2021, iniciando seus trabalhos com uma equipe técnica qualificada em fevereiro deste ano, sendo responsável pelos 22 municípios de referência da 14ª Coordenadoria de Saúde do RS. O CRR TEAcolhe APADA tem por objetivo fortalecer as redes dos municípios para que estes possam acolher as pessoas e suas famílias com TEA e ampliar o trabalho qualificado em prol destas pessoas.

Previous post

Paulo Herrmann é o embaixador da Fenasoja 2024

Next post

Um lugar para a adolescência

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *