0
Shares
Pinterest Google+

O amendoim é uma semente originária da América do Sul. Acredita-se que ele foi descoberto no Brasil ou na região de nome Gran Chaco localizada entre o Peru, Paraguai e o norte da Argentina. Porém também existem documentos que referem o seu consumo por índios dos Andes antes disto.

É uma semente muito versátil na culinária, está presente em muitos pratos doces como rapaduras, bolos, farofas, sorvetes, paçoca e outros. Em pratos salgados no frango xadrez e saladas. Mas também dele é possível retirar outros ingredientes que farão parte de outras receitas, dos quais se pode citar, óleo, pasta, farinha e leite de amendoim.

Segundo a nutricionista Cybelle Brum, a principal característica do amendoim, é o valor calórico que fica em cerca de 567 calorias para cada 100gr de sementes cruas e cerca de 620 calorias quando torrado. Ele é fonte de gorduras monoinsaturada e poli-insaturada que não acumulam no sistema circulatório e ainda auxiliam na limpeza deste, pois a qualidade de sua gordura auxilia a baixa do colesterol ruim. “Também é riquíssimo em minerais como magnésio, cálcio, ferro, fósforo e zinco. Sua quantidade de fibras também é de especial benefício para o organismo, controlando a saciedade e melhorando o trânsito intestinal. Tem várias vitaminas do complexo B e também tem um teor elevado de vitamina E”.

Por conter o ácido oleico ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e melhora o fluxo sanguíneo. A vitamina E e o resveratrol reduzem os riscos de derrames e doenças cardíacas.

A semente também tem benefícios no cérebro e suas funções, pois é rico em bioflavonoides que melhoram o fluxo sanguíneo cerebral. A niacina (B3) participa das atividades de desencadeamento da memória e a riboflavina (B2) mantém as funções cognitivas, auxiliando na diminuição do desenvolvimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. “O amendoim tem uma grande quantidade de antioxidantes que o torna também um alimento útil na prevenção de vários tipos de câncer, especialmente os de pele e de mama, devido a sua quantidade elevada de vitamina E. As fibras alimentares que aparecem no grão em boa quantidade também têm benefícios na prevenção do câncer de intestino, no controle da diabetes e das dislipidemias. É fonte de Ômega 3 que reduz o colesterol ruim e ômega 6 que previne o envelhecimento precoce. Por ser uma boa fonte de selênio é um bom auxiliar da saúde dos cabelos e unhas. Por fim, encontramos no amendoim um aminoácido poderoso no combate do estresse que é o triptofano que age regulando o humor e auxilia na produção de serotonina pelo organismo”, explana Cybelle.

Em relação ao controle de peso o amendoim é benéfico pois proporciona saciedade e acelera o metabolismo. Apesar de ser rico em gorduras e altamente calórico a natureza de suas gorduras tem o poder de reduzir a gordura da região abdominal. No entanto, para que ele tenha efeito benéfico em relação ao peso é necessário que o seu consumo seja limitado em uma quantidade recomendada pelo nutricionista dentro do balanço calórico total individual diário.

Então, para que o organismo tenha da semente os melhores nutrientes, a melhor opção é consumi-lo sem açúcares ou outros aditivos pois caso o consumo da semente seja em exagero ou acompanhada de ingredientes calóricos como, por exemplo, leite condensado, melado, manteiga com certeza o resultado pode ser o aumento do peso.

Para o bom proveito dessa semente, abaixo duas receitas:

Biscoito de amendoim e aveia
Ingredientes:
2 xícaras de amendoim torrado e triturado.
1 xícara de farinha de aveia.
1 xícara de farinha integral.
1 xícara de açúcar mascavo.(ou 4 colheres de adoçante de sucralose em pó)
2 ovos.
água o suficiente para dar ponto (em torno de ½ xícara)
Misturar todos os ingredientes em uma bacia até ficar bem homogêneo e após dar o formato desejado aos biscoitos, assar por cerca de 15 minutos.

Bolo de amendoim sem glúten
Ingredientes:
•2 xícaras de amido de milho;
•½ colher de bicarbonato de sódio;
•1 colher de sopa de fermento em pó;
•½ colher de sopa rasa de sal;
•3 colheres de sopa de margarina sem sal;
•1 xícara de mel; ou 5 colheres de sopa de adoçante culinário de sucralose
•3 ovos;
•1 ½ xícara de amendoim torrado e moído;
•1 xícara de leite desnatado. ( pode ser usado leite de amendoim)
Modo de preparo:
Em uma bacia coloque o amido de milho, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve. Bata na batedeira a margarina, o mel ou o adoçante e os ovos até obter um creme uniforme. Retire da batedeira e junte aos ingredientes reservados. Em seguida coloque o amendoim alternando com o leite. Misture até ficar homogêneo. Separe uma assadeira redonda média untada e despeje a massa. Leve ao forno previamente aquecido em temperatura a 180 graus e deixe assar por 40 minutos. O tempo pode variar de acordo com o forno. Espere esfriar para desenformar. Sirva.

Previous post

Jovens e pessoas de meia idade são os que mais se envolvem em acidentes na cidade

Next post

“Explosões de celulares não são comuns”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *