0
Shares
Pinterest Google+

Autora: Bianca K. Schinweiski
Estudante de Psicologia – Unijui

A Ansiedade está presente no nosso dia a dia, se faz presente em várias atividades nas quais exercemos. Todos nós já vivenciamos a ansiedade em algum momento da vida, seja falando em público, antes de uma viagem, para contar algo importante para alguém, antes de uma prova. Ela se caracteriza por sentimentos de medo e insegurança, um estado onde a angustia e a incerteza parecem tomar conta do sujeito.

Ela é mais comum do que parece, as vezes é boa, as vezes não, por isso ela é diferencia entre Ansiedade Normal e Patológica. O que abordamos como normal, seria aquela que não acarretaria prejuízos psíquicos para o sujeito, que se dá diante de situações simples do cotiado e passa, como por exemplo antes de fazer uma prova sentir-se ansioso e após a conclusão da mesma não ter mais o mesmo sentimento. Mas o que busco abordar aqui, é a ansiedade que vira algo patológico, que se faz presente no dia a dia, onde o sujeito não consegue mais controlar, algo em excesso, que faz mal. E com ela surgem muitos sentimentos, muitos medos e inseguranças e diversos sintomas. O sujeito que sofre de ansiedade, não consegue fazer atividades simples do dia a dia, tem seu desempenho afetado no trabalho, nos estudos e atenção prejudicada, como também sua vida social, psíquica e em alguns casos até sua saúde física. A ansiedade se dá por um excesso de medo, que pode derivar de experiencias passadas das quais resultaram em gatilhos, quando não foram elaborados, como também por novos desafios nos quais achamos que não estamos preparados para lidar. Sendo assim, ela pode trazer a tona diversos sentimentos dos quais não queríamos sentir, em alguns casos com a ansiedade pode surgir alguns transtornos, como TOC por exemplo. A Pessoa que sofre de ansiedade em um grau no qual lhe acarreta prejuízos, pode sentir também sintomas físicos, como náusea, suor em excesso, dores de cabeça, tensão muscular, fadiga, tremores, taquicardia, mudança de humor, irritabilidade, falta de ar.

Sendo assim, a psicologia vem a auxiliar nas questões ligadas a ansiedade. Por meio da psicoterapia, buscando através dela identificar os possíveis gatilhos emocionais que desencadeiam a ansiedade, ou seja, qual é a causa psíquica que o leva a ter uma crise. Onde é importante entender a raiz da questão, para elabora-la de forma eficiente e adequada, buscando restabelecer o bem-estar para a vida psíquica, emocional, social e física. Sendo assim, é importante ressaltar que cada indivíduo é único e nem todos conseguem melhorar apenas com mudanças no estilo de vida como é indicado por alguns especialistas, e é de suma importante ressaltar também, que a ansiedade precisa ser tratada por um profissional especializado. Para amenizar os sintomas, também é indicado mudar alguns hábitos, como inserir uma alimentação mais saudável, atividades físicas, sair em família ou amigos, passear com o cachorro, estar em contato com aqueles que amamos, buscar atividades saudáveis e prazerosas.

Previous post

Franquias são Bons Negócios?

Next post

Precisamos melhorar a educação no Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *