4
Shares
Pinterest Google+

O conforto é uma das principais características atuais de desejo na aquisição de um calçado. Um dos requisitos para ele ser confortável, é ser adequado às particularidades de seu usuário, sendo diretamente relacionado com o design ergonômico, com a fôrma, medidas e materiais empregados nos mesmos. Um calçado adequado é aquele que leva em consideração o tipo de pé de cada indivíduo, o qual pode ser neutro, cavo ou plano.

Hoje, para muitos indivíduos, de fato, o conforto se tornou uma das principais características avaliadas pelo usuário na compra de um calçado, logo depois da moda. No Rio Grande do Sul, estão localizadas as principais indústrias calçadistas do país, sendo, aqui, avaliados os calçados de acordo com a região, o que não significa que em todas as regiões do país as pessoas possuem os mesmos tipos de pés.

Bianca Giongo Scherf, Fisioterapeuta

Bianca Giongo Scherf, Fisioterapeuta explica que, realmente, procurar sapatos adequados é essencial, pois calçados com o solado e a parte superior confeccionados com medidas incompatíveis ao do usuário podem causar lesões nas estruturas ósseas, articulares, musculares, circulatórias e sensoriais. A integridade de todos os sistemas anatômicos influencia no equilíbrio, alinhamento postural do corpo e consequentemente na marcha (andar, caminhar, locomover).

Mas afinal, como se caracteriza um calçado inadequado? Um calçado inadequado é aquele que aperta, provoca dor e não possui amortecimento de impacto. Dessa forma, com o passar do tempo, podem ocasionar dores nas costas, lesões de pele (no caso de pessoas diabéticas podem até causar algum tipo de infecção), problemas crônicos (tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra) e ainda lesões ósseas (fratura por estresse).

Uma dúvida muito frequente, principalmente pelas mulheres, é sobre o salto. Assim sendo, Bianca Giongo explica que devido ao uso prolongado de salto alto e sapatos de bico fino, podem surgir os joanetes. “Isso acontece quando o pé está comprimido dentro do calçado e o dedão não consegue realizar a sua função corretamente. Nesse caso, o salto desloca o peso do pé para frente, enquanto o bico estreito faz o papel da estrutura. Com a pressão dos calçados surge, na ponta do osso, um líquido que vai se tornando dolorido e inflamado”.

O calçado utilizado determina como será a distribuição da pressão plantar de acordo com a altura do salto, na postura estática (parada) ou dinâmica (em movimento) assim como visualizamos na figura abaixo:

A Fisioterapeuta salienta que os calçados não devem ter a mesma altura do solado na parte de apoio dos dedos e a do calcâneo, como é o caso dos chinelos. A altura ideal para uma boa distribuição da pressão plantar é a altura de 2 cm de salto.

Ademais, segundo Bianca, a indústria de calçados vem desenvolvendo modelos de calçados esportivos que adequam ao tipo de pisada do indivíduo. “Eles estão visando maior conforto e desempenho do atleta, tendo como objetivo reduzir a eversão do pé e a rotação interna da tíbia durante o contato com o solo. É importante que as pessoas conheçam o seu tipo de pé, pois as empresas já fabricam tênis conforme o tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada), podendo desta forma evitar lesão e desequilíbrios posturais. A aquisição de um tênis de qualidade não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento feito para a sua saúde”, fala.

Os problemas decorrentes do mau uso dos calçados são tratados de acordo com a sua gravidade. Na área da fisioterapia existem métodos e aparelhos que avaliam a pressão plantar, o tipo de pé e pisada do indivíduo. De acordo com a necessidade, são prescritas palmilhas ortopédicas com o objetivo de alterar a inclinação corporal, especialmente a absorção do impacto nas articulações e a tensão entre os músculos nas pisadas.

Dessa forma cabe salientar que o conforto dos calçados deve ser sempre levado em consideração na hora da compra para evitar problemas futuros decorrentes do uso de calçados inadequados.

Previous post

“Visões e lições” de Valdir Fester em exposição no SESC

Next post

Ouro Verde x Guarani e Cruzeiro x A.A. Real na terceira rodada do municipal

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *