0
Shares
Pinterest Google+

A Vida é um constante movimento de tempo, muitas vezes escolhemos ver estes momentos passarem e somos levados pelo tempo para qualquer lugar, noutros, tomamos decisões que nos permitem agir a favor de algum objetivo e somos direcionados a um resultado planejado. Mas nos dois casos, o tempo está passando e nossas escolhas determinam o quanto iremos aproveitar e o que iremos conquistar com este tempo. Como aproveitamos cada momento é a grande questão.

O Tempo de certa forma é nossa maior riqueza, podemos usá-lo tanto no universo dos negócios, como também no âmbito pessoal e familiar, nossas decisões de como organizar este tempo é que determinam a forma que iremos aproveitar e somos responsáveis pelas consequências destas decisões. O grande desafio é conseguir equilibrar o tempo do trabalho (que garante renda) com o tempo da família, do prazer, do lazer e da diversão.

Quando estamos fazendo algo que não gostamos, parece o tempo não passa e que cada minuto é interminável, já quando estamos motivados para fazer algo, principalmente algo que gostamos, parece que o tempo voa e que passam horas e nem percebemos. Isto tem a ver com a intensidade que estamos aproveitando este tempo, na mitologia grega existiam dos deuses do tempo, o Deus Cronos que controlava o tempo de forma quantitativa e o Deus Kairós que contava o tempo pelos momentos aproveitados, controlava o tempo de forma qualitativa, por isto, dizemos que o tempo do relógio é o tempo cronológico, pois se baseia no tempo gasto e não na forma como foi aproveitado.

Outra perspectiva sobre o tempo tem a ver com o nosso momento de vida, quando somos jovens, consideramos que temos todo o tempo do mundo para viver, sem estar preocupado com a limitação deste tempo, queremos aproveitar ao máximo cada momento, mas sem pensar nos reflexos disto no futuro. Já quando somos adultos e mais velhos, percebemos que boa parte de nosso tempo de vida passou, começamos a nos preocupar em como usamos o nosso tempo, colocando na balança o que realmente importa, se nossas decisões valeram a pena e como podemos aproveitar melhor o tempo que ainda temos, de forma geralmente, consciente de que este recurso é limitado e sabendo o que ainda queremos realizar durante a vida.

Por isto é importante definir objetivos e organizar ações, quando organizamos ações, estamos planejando nosso tempo e definindo o que iremos fazer com ele, de forma consciente e organizada, com foco em algo que realmente desejamos. Quando fazemos isto parece que o universo conspira a nosso favor, possibilitando mudanças que nos deixam mais próximos de alcançar nossos sonhos, no entanto, isto é resultado de nossa energia, de nosso esforço, de nosso pensamento positivo voltado ao objetivo que definimos. Portanto dizemos que a AÇÃO tem muita força de realização, porque é a AÇÃO que permite que saiamos de um lugar qualquer e nos coloca no rumo daquilo que queremos, chegando cada vez mais próximo de nossos objetivos.

A ação é diferente da reação, a reação é geralmente um movimento involuntário e na maioria dos casos negativo, pois é um movimento que realizamos sem pensar. A reação é um movimento que acontece em função de algo que nos é feito e que não controlamos nosso instinto, logo, reagimos, muitas vezes com palavras ou até com atos, dos quais podemos certamente nos arrepender. Portanto, quando mais controlamos nosso pensamento, nossa mente, mais voltado para as AÇÕES nós estaremos, direcionando todo o nosso tempo e nosso potencial para algo que estamos realmente desejando realizar.

E você como está aproveitando o seu tempo? Tens feito mais ações ou reações no seu dia a dia?

Previous post

AMA desenvolve projeto socioassistencial

Next post

Câmara homenageará o Grupo Escoteiro Arajás

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *