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Neste domingo 08/05/2022 acabou a FENASOJA 2022 que deixou um legado com recorde de público, muitos negócios, shows, inúmeras atrações culturais e foi marcada pela visita do presidente Bolsonaro. O evento efetivamente acabou, mas os reflexos deste momento serão trabalhados justamente a partir de agora, principalmente para os expositores que tiveram a oportunidade de ter contato com milhões de pessoas, potenciais consumidores de seus produtos e serviços.

Um dos pontos mais fundamentais destes eventos de grande presença de público como a FENASOJA, é coletar os contatos dos seus potenciais clientes (prospects) para realizar o relacionamento durante e pós-evento, que é o que acontecerá a partir desta semana. Obviamente muitos negócios já foram realizados na feira, mas existem segmentos que a feira é uma exposição de novidades, produtos e serviços, onde os negócios em si dependem de vários fatores como: acesso ao crédito, visitas na propriedade, dimensões personalizadas, contratos, agendamentos, entre outros. Além disto, o que acontece na feira na maioria destas empresas é uma demonstração de interesse pelos clientes potenciais e com base nisto, a equipe comercial começa a se comunicar para entender a fundo as necessidades de cada cliente, organizar propostas personalizadas de acordo com o produto ou serviço que o cliente precisa e iniciar após isto o processo de negociação e fechamento do negócio com cada cliente.

Vou usar um exemplo dos expositores de energia fotovoltaica e empresas envolvidas com agronegócios, as quais tinham muitos concorrentes expondo e disputando os mesmos potenciais clientes que estavam visitando a FENASOJA. Cada um com seus produtos e serviços, suas marcas, seus promocionais, diferenciais personalizados, preços competitivos e políticas de atendimento para tentar se destacar perante os concorrentes. O fato é que nestes casos a força está com o cliente, que tem várias opções para comparar e pode escolher a que melhor atende suas necessidades, seja em qualidade, agilidade, disponibilidade, conhecimento técnico ou qualquer fator que o faça tomar a decisão de compra. Entendo que terão vantagens as empresas destes segmentos que se prepararam melhor para atender estas pessoas, anotar suas questões e características e principalmente seus contatos para dar segmento a estes negócios iniciados até sua conclusão, que serão disputados com as demais empresas.

Indiferente do tipo de negócio, ter uma base qualificada de clientes potenciais é a grande oportunidade que a FENASOJA gerou, tanto para o momento atual como para o futuro, transformar estas oportunidades em negócio é o grande desafio. Para organizar esta comunicação com os clientes uma ferramenta interessante que pode ser utilizada é um sistema CRM (customer relationship management) que significa ferramenta para gerenciar o relacionamento com os clientes. Estes sistemas permitem deste o registro dos contatos comerciais como visitas, ligações e e-mails até entender as melhores as fontes de captação e prospecção como eventos, feiras, site, rede social, loja ou vendedores externos, possibilitando assim separar os resultados específicos que foram gerados a partir de clientes que vieram da FENASOJA. Além disto, permitem um histórico de cada cliente e uma gestão de negócios potenciais com FUNIL DE VENDAS, onde é possível analisar os principais negócios, classificar por fases em que estes negócios se encontram até
sua efetivação com o aceite do cliente, formas de pagamento e entrega dos produtos e serviços.

Desta forma, A FENASOJA acabou, mas no mundo dos negócios a feira foi o ponto de partida para a geração de muitos e muitos negócios que acontecerão a partir de agora, principalmente para as empresas que se organizaram para ter uma boa gestão de oportunidades e que tem uma equipe qualificada para trabalhar estas oportunidades pós feira.

Desejo a todos ótimos negócios, muito sucesso e que venham novos eventos.

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