0
Shares
Pinterest Google+

Quem já refletiu sobre o seu futuro financeiro certamente pensou em algum momento sobre como começar a investir. Geralmente, é visto isso como uma possibilidade distante para muitas pessoas. Mas a verdade é que existem muitas formas de investir – das mais acessíveis às mais sofisticadas.

Bárbara Simionatto e Patrícia John, do Inspire Finanças, relatam que, no Brasil, existe a cultura de poupar e não de investir, e é um grande desafio mudar essa mentalidade. Elas explicam que ao contrário do que muitos indivíduos pensam, investir não é somente aplicar e nem tão pouco somente juntar dinheiro. Investir é a aplicação de recursos com a expectativa de um retorno futuro.

Dessa forma, para quem está pensando em começar, ou precisando de um incentivo, nada melhor de procurar conselhos de alguém que entende sobre o assunto. Bárbara ressalta que uma dica importante é que você tenha total controle sobre suas finanças mensais, que você saiba quanto você ganha e quanto você gasta e inclua no seu orçamento um percentual que você deseja economizar. “Lembre-se de sempre se pagar primeiro, ou seja, quando você receber seu salário, primeiro destine um valor para os investimentos, depois pague suas contas e demais despesas do mês”, fala.

Outra dica importante, segundo Patrícia, é que você sempre tenha ativa a sua reserva de emergência caso aconteça algum imprevisto que envolva dispêndio de valores, assim você terá a segurança deste recurso guardado, sem afetar seu orçamento mensal e sem interferir nos seus demais investimentos.

Elas frisam que não é preciso ser um especialista em finanças para investir, mas é importante ter uma boa noção da importância de investir cada mês pensando em qualidade de vida e, principalmente, pensando no futuro. “A maior dica que podemos dar é que você estude muito sobre o assunto, busque conteúdos de forma organizada e que te gerem segurança e confiança para fazer seu dinheiro ser seu aliado”, orientam.

E à vista disso, existem diversas instituições que disponibilizam inúmeros produtos de investimentos no mercado. Procurar formas mais seguras e simples para começar a investir também é algo bacana, para quem está começando nesse ramo. Assim sendo, bancos e corretoras de investimentos são os locais apropriados e indicados para que você invista seu dinheiro. “É de suma importância que você pesquise a idoneidade da instituição na qual você deseja depositar os seus recursos”, diz Patrícia. Além disso, ela comenta que é necessário buscar ajuda especializada através profissionais da área de finanças, empresas que tratem do assunto, seu gerente de conta e assessores de investimentos. “Também é importante você saber que não existe mágica para fazer seu dinheiro se multiplicar, então fuja de promessas milagrosas! Investir está mais ligado a disciplina do que oportunidade”, elucida.

Mas, qual é a melhor forma de investir e por onde começar?

Bárbara salienta que para você saber a melhor forma de investir o seu dinheiro, é preciso que você entenda que tipo de investidor você é. Para isso você precisa responder algumas perguntas antes de investir e, assim identificar seu perfil. Esse questionário está disponível na internet ou então na instituição financeira em que você decidiu investir. “Outro passo relevante é você definir seus objetivos para os investimentos que você deseja fazer, afinal, ninguém investe só por investir, a gente investe para algo! Tenha isso em mente! Estipule prazos para seus objetivos e revisite-os constantemente”, explana. Ademais, ela comenta que investir está diretamente ligado ao seu horizonte de tempo e sua necessidade (já levando em conta o seu perfil: conservador, moderado ou arrojado). Quanto maior o seu horizonte de tempo para investir, mais a mágica dos juros compostos pode aparecer. Isto posto, a Profissional dá mais uma dica: se o seu horizonte de tempo é de curto ou médio prazo (de até 8 anos) invista em renda fixa (CDBs, tesouro direto, LCA, LCI). Se você dispõe de um prazo mais longo (acima de 8 anos) busque investimentos em renda variável (ações, fundos imobiliários ou BDRs). “São muitas possibilidades e oportunidades, você só precisa dar o ponta pé inicial!”, exclama.

Por conseguinte, falar sobre dinheiro, deve ser cada vez mais incentivado. A educação financeira é muito fundamental e pode ajudar, e muito, milhares de indivíduos. Investir o seu dinheiro gera qualidade de vida, tranquilidade financeira e realização de sonhos. “Quando você investe você planeja e projeta um futuro confortável e seguro para você e para as pessoas que você ama. Busque conhecimento e informações seguras e confiáveis para fazer o seu dinheiro ser o seu aliado e conte conosco para ter uma vida financeira tranquila e realizar seus sonhos”, concluem as meninas do Inspire Finanças.

Previous post

Combata a retenção de líquidos com massagem e drenagem linfática

Next post

Como usar temperos e quais ter em casa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *