Home»Geral»Vitor Abreu quer implementar projeto para o Ginásio Moroni

Vitor Abreu quer implementar projeto para o Ginásio Moroni

0
Shares
Pinterest Google+

O professor e educador físico Vitor Abreu vem sendo um dos defensores da manutenção do Ginásio Moroni. Tendo em vista isso, ele criou um projeto para fazer o Centro Esportivo de Culto a Saúde do Corpo e da Mente. “A ideia é utilizar o espaço para outras modalidades esportivas, com o objetivo de trazer mais saúde à população”, disse Vitor.

“Seria uma iniciativa que poderia ajudar a reduzir a demanda constante e crescente de pessoas que procuram postos de saúde, UPA e hospitais, as atividades que seriam ofertadas por este projeto na área esportiva viria a dar ganho na saúde das pessoas, contribuindo no autocuidado, na consciência corporal, no aprendizado de realizar relaxamento mental e físico sempre que necessário, no fortalecimento de músculos e capacidade respiratória, além da melhoria na questão da sociabilidade”, acrescentou.

Segundo Vitor, o Ginásio Moroni foi palco de inúmeros eventos esportivos durante cinco décadas, oportunizou inúmeros momentos de congraçamento e alegrias, além de promover substancialmente a saúde física de milhares de pessoas que utilizaram aquele espaço, cumpriu uma etapa e um objetivo incontestável na formação de jovens, sua performance física, no entanto, como local para a prática esportiva, acabou tendo limitações, por deterioração física parcial de suas instalações, bem como pela evidência de novas exigências, de novos conceitos de uso e contingências da vida moderna. “Todavia, sua estrutura permite uma recuperação. A revitalização daquele espaço, destinada a outras modalidades esportivas que não necessitem a acomodação de público assistente, mais precisamente torcidas, mas tão somente pessoas que vão se envolver em práticas pontuais de atividade física se justifica plenamente. Neste sentido, buscar a restauração e adequação física daquele ginásio, para o exercício e a prática de atividades físicas voltadas para a manutenção e melhoria da saúde das pessoas pode vir a ser uma iniciativa de elevado valor social”, frisou.

Segundo o projeto, as atividades a serem desenvolvidas no local seriam yoga, ginástica aeróbica, ginástica olímpica (Acrobática), ginástica rítmica, biodança, dança de salão, zumba, capoeira, tai chi chuan, Ballet Infantil, judô, jiu-jitsu, taekwondo, pilates, massoterapia, meditação; sessões de relaxamento, espaço de Fisioterapia, atividade de quiropraxia, acupuntura, reiki, cursos intensivos de orientação alimentar, exercícios e de relaxamento, entre outras modalidades.

Sobre de onde viriam os recursos para a reforma e implantação, Vitor destaca: “através de parcerias público privadas; encaminhar projetos para o Ministério do Turismo, Ministério de Esporte e Ministério da Saúde. Podemos prevenir de forma mais inteligente os problemas de saúde, onerando menos os cofres públicos no tocante a toda a sua estrutura de saúde”.

Agora Vitor busca realizar reuniões com pessoas e entidades que gostariam de levar a ideia adiante. “Meus próximos passos para continuar esse projeto é realizar reunião com prefeito e sua assessoria, reunião membros da Unijuí, um possível parceiro deste projeto, reunião com outras entidades ou organizações que tiverem interesse, conversar com a Engenharia do município para checar condições atuais do Ginásio e o levantamento do que precisará para a implantação, formatação do Projeto junto ao Setor de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura, reuniões com profissionais das áreas diversas anteriormente citadas, previstas para serem desenvolvidas no local e contato e reunião com representante do Governo Federal, mais especificamente do Ministério do Esporte”, finaliza Vitor Abreu.

Previous post

Expoagro inicia a venda de passaportes

Next post

Casa Treter propõe a construção completa de ambientes em sua nova loja

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *