0
Shares
Pinterest Google+

Setenta anos se passaram como se fossem sete. Nesse espaço de tempo morreram pessoas que tanto gostei, pessoas que desprezei, pessoas que me foram indiferentes, outras que nem conheci. Nesse rol estavam meu pai, minha mãe. Partiram, não se sabe para onde, sem bagagem. Ontem foram eles; hoje ou amanhã seremos nós. Não se sabe quando passa o trem. Estamos na estação, esperando. Ele virá. Tão certo quanto o nascer do Sol todos os dias. Mesmo assim não nos acostumamos. Toda a morte é injusta, inoportuna, desagradável, triste.

Se falei sobre morte, vos falo sobre a vida. Em uma compreensão tosca do que seja levar uma vida descente julgo que aquilo que meus pais me ensinaram, ajudou muito. Noções de ética no modo de viver, conduta, retidão de caráter, não cobiçar o alheio, respeitar o próximo, ser solidário. Pratiquei, sempre que possível, esses ensinamentos, os quais repassei aos meus filhos. E não doeu nada. Vou enfrentar meus últimos dias sem problemas de consciência. Em paz comigo mesmo. Porém, penso que agora o mundo está desprezando esses valores.

Observando o “modus operandi” das lideranças políticas em nosso país, sinto asco, repugnância. Total inversão de valores. Analisemos alguns tópicos. Na semana que passou a Câmara dos Deputados aprovou o Parecer que enfraquece o combate a corrupção, alterando a Lei de Improbidade Administrativa. Foi mais um ato da demolição da ética. Através de diversas manipulações alteraram a Lei, que já era branda, que enquadrava políticos ladrões, favorecendo mais ainda a vida dos políticos maus gestores. Tudo para continuarem roubando o dinheiro do cidadão. Aqui o crime compensa. Atentem para o fato de que os mesmos que aprovaram o texto vergonhoso virão pedir seu voto novamente no próximo ano. Vou te ajudar. O Rio Grande do Sul tem 31 deputados Federais. Somente quatro repudiaram e votaram contra essa vergonha: Marcel Von Hatten, Partido Novo, Fernanda Melchina, PSOL, Lucas Redecker, PSDB, Daniel Trzeciak, PSDB. Nenhum dos que ficam “planando” pela nossa região. O escore foi de 395 voto favoráveis às alterações do texto contra apenas 22. Aliás, li nessa semana que a Polícia Federal e a CGU estão investigando a venda de Emendas Parlamentares por deputados e senadores. Destinavam recursos para os municípios, em troca de um determinado percentual do valor da obra, asfalto, ginásios de esportes, Unidades de Saúde, etc. Estão agindo à luz do dia. Protegidos pela certeza, cada vez maior de impunidade. Vivemos um apagão moral.

Não temos terremoto, furacões, tornados, tsunamis; temos solo fértil, gente trabalhadeira, pacífica e alegre, minerais, petróleo, riquezas naturais mas temos os maus líderes. Bandidos infiltrados nos Poderes da República. Que pena. Vamos lembrar da sepultada Operação Lava Jato. A cada decisão do STF que beneficiou corruptos já legalmente condenados e traficantes, a moral do país afundava mais um pouco, culminando com a absurda anulação de processos plenos de comprovação criminal. Chegamos a absurda declaração de suspeição do Juíz Sérgio Moro, modelo de luta contra a corrupção. Temos muita gente empurrando o Brasil para baixo. Muita gente não gosta do Brasil. A ação do Corona vírus é grave mas a ação de certas pessoas e Instituições causam muito mais prejuízo.

Mais um exemplo. A Ferrogrão, que levará soja do Mato Grosso e Goiás, uma das regiões de maior produção de grãos, até o Pará, quase concluída, está interrompida porque dois partidos políticos de esquerda, em conluio com algumas ONG’s, STF, além do Ministério Público, alegaram danos ambientais. Seriam 933 quilômetros de trilhos par desafogar as estradas de caminhões.

A usina de Belo Monte, no Norte tem dezoito turbinas como capacidade instalada. De todas essas, pagas com o dinheiro do cidadão, apenas uma está funcionando. Foram interditadas porque a cheia plena do reservatório afetaria algumas aldeias indígenas. Ninguém viu isso antes? Além disso estamos com problemas de geração de energia na maior parte de nossas usinas por falta de chuva. Culpa do Bolsonaro, dizem as TV’s chinesas, Band, Globo,CNN. Aliás não consigo entender o mau humor da grande imprensa. Porque só elogiavam os governos anteriores? Será que não havia nada errado? Falta de respeito. Incompetência jornalística! Jogo de interesses.

Ainda bem que me pai nem minha mãe estão aqui para verem tudo isso!

Previous post

Idalino da Rosa assume cadeira do PCdoB na Câmara de Vereadores

Next post

Sicredi União RS/ES conquista Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *