0
Shares
Pinterest Google+

A umidade do ar próxima a 100% deixa paredes molhadas, pisos escorregadios e até eletrodomésticos como geladeiras molhadas. Além dos problemas físicos, isso ainda aumenta as doenças respiratórias.

Há dias os Santa-rosenses estão notando o aumento da umidade nas paredes, nos pisos, nas janelas e até nos eletrodomésticos. Com isso, mofo e bolor causam problemas não apenas nas estruturas físicas, mas também na saúde das pessoas.

A dor de cabeça é encontrar é encontrar maneiras de prevenir ou amenizar essa situação. Mas existem algumas situações que podem ser uteis para lidar com esse problema que vem sendo constante e ainda vai durar muito, até porque o inverno recém começou.

BANHEIRO
Um dos locais mais afetados pela umidade são os banheiros, pelas características de teto, piso e paredes. O teto sofre com o mofo e os rejuntes dos azulejos podem acumular fungos. Ventilar o ambiente é a primeira dica, abrindo porta e janelas para que o vapor saia após o banho. Em banheiros sem janela, o uso de exaustores e manter a porta aberta são necessárias. Secar paredes com toalhas não é eficaz. A limpeza é necessária em relação ao mofo, especialmente nos azulejos, com uso de esponja e sabão neutro. O uso de cloro e alvejante podem deixar a superfície amarelada.

COZINHA
Na cozinha, a umidade pode fazer com que o vapor gerado pelas panelas tome conta do ambiente. Por isso, as janelas devem ficar abertas. Correntes de ar próximas também devem ficar abertas. Bolor e mofo nos azulejos devem ser tratados da mesma maneira que nos banheiros.

VENTILAÇÃO
Essa é a grande arma contra a umidade. Abrir janelas e deixar o ar e o sol circular pelas peças deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Dessa forma, a umidade terá menos chances de ficar acumulada, criando bolhas, manchas e mofos.

GUARDA ROUPAS
Também é bom dar atenção para eles, abrindo as portas e deixando ventilar. Mude também roupas e cabides de lugar. Se já tiver mofo, use um pano com vinagre ou álcool para retirar a mancha. Depois, limpe normalmente.

Receitas caseiras para tirar mofo de qualquer lugar da casa

1 – Água oxigenada
Basta misturar um pote inteiro de água oxigenada a 1 litro de água comum filtrada. Coloque o líquido em um borrifador e comece a aplicar em todos os pontos da parede que estejam mofados. Deixe que o produto seque na parede por cerca de 15 minutos. Pegue uma escova rígida e comece a remover toda a sujeira. Aguarde que a estrutura fique bem seca para iniciar a pintura.

2 – Vinagre
O vinagre branco pode ser capaz de eliminar até 82% das espécies de fungos comuns. O produto é seguro e pode ser usado em qualquer superfície. Basta aplicar, deixar a agir e esfregar.

3 – Bicarbonato de sódio
Adicione um quarto de colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água e agite até dissolver. Aplique no mofo, deixe agir e remova as manchas com uma escova.

Previous post

Evento com Senador Heinze reuniu mais de 400 pessoas

Next post

Vereadores do Cidadania solicitam melhorias na BR 472

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *