Home»Agricultura»Solidez e credibilidade marcam os 52 anos da Cotrirosa

Solidez e credibilidade marcam os 52 anos da Cotrirosa

1
Shares
Pinterest Google+

Inserida em 18 municípios das regiões Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul, a Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda. – Cotrirosa, completa 52 anos de fundação no próximo dia 29 de junho.

Sólida e atuante, a Cooperativa movimenta diferentes negócios e desenvolve trabalhos que fortalecem e qualificam ainda mais a vida no campo. O recebimento e armazenagem de grãos deu o início às atividades da Cooperativa em junho de 1968, com a união e determinação de 77 agricultores, que deram o pontapé inicial para os atuais 27 pontos de recebimento de grãos e uma capacidade de armazenagem de cerca seis milhões de sacas. Parte dos grãos recebidos são comercializados e escoados pelo Porto de Rio Grande através dos terminais, Termasa e Tergasa, da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. – CCGL, da qual a Cotrirosa é cotista. Ainda, os produtores também contam com a produção de sementes através da Unidade de Beneficiamento, com acompanhamento da área técnica desde o plantio até o seu beneficiamento na Cooperativa.

O setor leiteiro da Cotrirosa é responsável pela produção de três milhões de litros de leite/mês que são industrializados e processados na CCGL, movimentando a economia e garantindo o retorno do ICMS aos municípios de origem do leite. A capacitação e qualificação dos produtores de leite acontece através de cursos e dias de campo que auxiliam na implantação de boas práticas na ordenha, no armazenamento, manejo dos rebanhos, com finalidade de aumentar o valor agregado ao produto e adequar-se à legislação sanitária vigente.

A força do trabalho dos produtores rurais é a razão de diferentes negócios que a Cotrirosa desenvolve em mais de meio século de atuação. Entre eles está o beneficiamento e comercialização de produtos nas marcas Nutrirosa e Cotrirosa, através dos moinhos e da Cerealista, com distribuição e comercialização em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pernambuco.

Outro setor que movimenta e fortalece ainda mais a presença da Cooperativa são os supermercados da rede Super Cotrirosa. Mais de 15 mil itens disponíveis nas 23 lojas garantem qualidade aos consumidores dos 15 municípios da região de atuação da rede de supermercados. Somando-se a isso, a rede de lojas agropecuárias composta por 28 pontos de vendas de insumos e ferragens e os quatro postos de combustíveis da Cooperativa solidificam ainda mais os negócios.

Para o presidente da Cooperativa, Eduino Wilkomm, “a solidez e credibilidade são legados que trazemos desde nossa fundação e são fortalecidos em cada negócio e ação que desempenhamos no nosso dia a dia”.

Dias de campo, cursos, treinamentos, viagens de estudos, assistência técnica são também alguns dos serviços que os mais de seis mil associados da Cotrirosa usufruem. Atualmente, a Cooperativa é uma das principais empresas que garantem o retorno do ICMS dos municípios de atuação e emprega cerca de 1.030 funcionários.

Previous post

Ações do Lions Clube Santa Rosa–Centro em tempos de COVID -19

Next post

Exército executa instrução de tiro com simulação virtual

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *