0
Shares
Pinterest Google+

A síndrome do olho seco ou ceratoconjuntivite seca é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. Ou seja, o olho produz lágrimas, porém, por algum motivo, a quantidade ou a qualidade da lágrima produzida não é adequada para manter os olhos com a umidade ideal.

As causas da síndrome do olho seco destacam-se pela função reduzida das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima como consequência do envelhecimento, doenças sistêmicas e autoimunes ou até pelo uso de certos medicamentos. Também podem ocorrer devido à evaporação excessiva provocada por fatores ambientais (ar condicionado, vento, clima quente e seco, fumaça…). Portadores de doenças como Síndrome de Sjogren, artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico apresentam uma chance aumentada de desenvolver o problema.

Os principais sintomas são queixa de prurido, ardência, sensação de corpo estranho nos olhos e fotofobia. Visão ofuscada também pode ocorrer.

O uso frequente de aparelhos eletrônicos pode agravar os sintomas. Isso ocorre porque quando a pessoa está concentrada observando a tela o olho pisca menos vezes, levando a uma lubrificação ainda mais deficiente.

O diagnóstico é feito na consulta oftalmológica, através do relato dos sintomas do paciente e do exame do filme lacrimal.

O tratamento consiste basicamente no uso de lágrimas artificiais e se afastar dos fatores que agravam a doença.

Dr André Simoni de Jesus
Médico Oftalmologista
CREMERS 31881

Previous post

Oficinas Terapêuticas nas Unidades Básicas de Saúde

Next post

Alerta para população preservar os espaços públicos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *