Home»Destaque»“Setembro Amarelo”: Unidade de Saúde Mental promove atividades ao longo do mês sobre a valorização da vida

“Setembro Amarelo”: Unidade de Saúde Mental promove atividades ao longo do mês sobre a valorização da vida

1
Shares
Pinterest Google+

A Unidade de Saúde Mental do Hospital Vida & Saúde está preparando uma programação especial em alusão ao “Setembro Amarelo: o mês de valorização da vida”. A partir desta quinta-feira (3), a equipe multidisciplinar da Unidade – que funciona nas dependências do Hospital Dom Bosco – realizará uma série de palestras, debates e muita conversa.

Com uma programação organizada pelas profissionais, o “Setembro Amarelo” desenvolverá temas como a Prevenção ao Suicídio, os cuidados cotidianos para a saúde mental e a importância de falar sobre o Setembro Amarelo. Cada palestra ficará sob responsabilidade de uma profissional da Unidade. A iniciativa contará ainda com a participação da pedagoga, escritora e contadora de histórias, Maria Inez Flores Pedroso, que participará da programação na próxima terça-feira (8), apresentando a história “A Fazenda da Marreca”. As atividades seguem até o dia 25 de setembro.

Com 30 pacientes internados, a Unidade é referência regional no atendimento de pacientes com dependência química e problemas mentais. Atualmente, a equipe de profissionais conta com psicóloga, terapeuta ocupacional, dentista, nutricionista, enfermeiras e assistente social.

O que é o Setembro Amarelo?

Instituído em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o mês de setembro é dedicado a prevenção do suicídio e a valorização da vida. No dia 10 de setembro, ficou declarado oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A discussão se fez importante já que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo, geralmente relacionados a transtornos mentais. A ideia é promover um amplo debate em todo o mundo, prevenindo casos de suicídio e reduzindo os altos índices. Diversas entidades e organizações organizam programações durante o mês para tratar do tema.

Confira a programação completa da Unidade de Saúde Mental:

Dia Horário Atividade Responsável
03/09/2020 14h Abertura Campanha Setembro Amarelo Equipe Multidisciplinar
14h30 A Importância de falar sobre o Setembro Amarelo Taciara Perin (Psicóloga)
15h Kinesiologia – A Importância dos Cuidados Cotidianos para Saúde Mental Larissa Froehlich (Terapeuta Ocupacional)

08/09/2020 Contação de História e Ludicidade. “ A Fazenda da Marreca” Maria Inez Flores Pedroso (Pedagoga, Escritora, Contadora de Histórias)
10/09/2020 14h Cuidados com a Saúde Bucal Ana Martins (Cirurgiã – Dentista)
17/09/2020 14h Açúcar e Alteração de Humor Denise Bocorni (Nutricionista)
24/09/2020 14h Prevenção de Suicídio Bruna Pinheiro e Daniela Wolf (Enfermeiras)
25/09/2020 15h Encerramento Fernanda Flores (Enfermeira) e Fabiana Banderó (Assistente Social)

 

 

Previous post

Nova cédula de R$ 200 entra em circulação amanhã

Next post

Dinon Cereais consegue a adesão da maioria dos credores!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *