0
Shares
Pinterest Google+

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa por meio da equipe do CAPS II – Novo Rumo realizou nesta quarta-feira (25), um evento sobre saúde mental na adolescência. O encontro aconteceu no auditório da UNIJUÍ, com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura. Estavam presentes profissionais da saúde e educação. O evento contou com apresentações musicais dos pacientes dos CAPS II e CAPS AD e palestras com o tema: Saúde Mental na Adolescência: precisamos falar sobre isso.

A primeira palestra foi com as psicólogas Adriane Soares Alpe, do CAPS II Novo Rumo e Camila Heck, da Secretaria de Educação e Cultura. As profissionais falaram sobre como funcionam os atendimentos nas escolas, quais são os fatores de risco e trouxeram dados que mostraram um significativo aumento de adolescentes que tentaram o suicídio ou a autolesão durante e após o período da pandemia da COVID-19. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destacou a importância do tema para o momento atual, “Esse é um assunto que precisa ser debatido com professores, profissionais da saúde e pais. Precisamos construir novas estratégias de abordagem em saúde mental para os adolescentes, juntamente com as suas famílias. Nossa missão é oportunizar um espaço de escuta e acolhimento, evitando e prevenindo assim, os casos de suicídio e de autolesão”.

A Psicóloga e Psicoterapeuta Karen Scavacini, também realizou uma palestra, de forma online, sobre o tema: “Risco de suicídio e autolesão na adolescência”. Idealizadora, cofundadora, coordenadora e responsável técnica do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, a palestrante reforçou a importância de os profissionais observarem os fatores de risco nos adolescentes. Além disso, a psicóloga falou sobre os últimos estudos realizados no Brasil e no mundo e as estratégias que estão sendo adotadas para prevenir o suicídio e a autolesão nesta faixa etária.

Previous post

Confirmada a 6ª edição da Festa do Colono e Motorista do Bairro Cruzeiro

Next post

Terapeutas Ocupacionais do CER realizam atividades diferenciadas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *