0
Shares
Pinterest Google+

Os dados divulgados pela Brigada Militar apontam que o ano de 2021 teve 26 acidentes no trânsito urbano de Santa Rosa a mais do que em 2020. Ao todo foram 735 acidentes com envolvendo carros e motos contra 709 no ano retrasado, fechando uma média diária de 2 acidentes em Santa Rosa.

E os acidentes seguem sendo registrados nas principais avenidas da cidade, como Tuparendi, Inhacorá, Expedicionário Weber e América, nos horários de pico, que obviamente concentram uma maior quantidade de veículos. Conforme informações do Capitão Anderson Foliatti da Silva, um detalhe que também chama a atenção é o aumento da frota: em 1 ano, são quase 2 mil veículos a mais. “Analisamos a frota e constatamos que em 2020 eram 57 mil e em 2021 passou para 59 mil. Trata-se de uma frota considerável para uma população de 74 mil habitantes. Isso dá quase 1 veículo por pessoa”, destaca.

Ainda em relação aos acidentes, em 2 anos, eles foram 84 a mais. “Mas estão dentro da normalidade”, pondera Foliatti. De 2020 para 2021, foram 26, número pequeno e que não chega a preocupar. As mortes no ano passado foram 4, contra 1 em 2020.

Com relação aos atropelamentos, foram 24 em 2021; em 2020 foram 22 e em 2019 registraram-se 33. “Ainda estamos longe do que se espera, mas melhorou, pois tivemos reduções, embora pequenas se comparado com 2019”, disse.

E a pressa continua sendo a inimiga da perfeição, uma vez que os acidentes foram registrados principalmente nos horários de pico, próximos ao meio dia e fins de tarde, que é quando as pessoas querem logo chegar em casa, estão com pressa ou cansados.

Outro dado que desperta interesse e mostra que o fluxo maior de veículos pode causar mais acidentes, é que em fevereiro e março do ano passado, foram registrados os menores números de acidentes. O fato se atribui a ser período de férias, em que muitas pessoas estão viajando e o fluxo diminui. Já de abril em diante, a média começa a aumentar porque volta a frota normal. Agosto de 2021, por exemplo, foi o mês com mais acidentes. Ao todo foram 82. Já em 2020, o mês que mais teve acidentes foi dezembro, com 75.

Do total de acidentes em 2021, 235 envolveram motos, mantendo-se a mesma coisa que no ano anterior, mas um número expressivo envolvendo motocicletas. Com danos corporais, foram 197 em 2021, 18 a mais que 2020. E a falta de atenção segue sendo a preocupação das autoridades policiais e o que mais tem causado os acidentes, principalmente por causa do uso do celular ao dirigir. “Fora a pressa, as pessoas acabam dando uma olhada no celular enquanto dirigem e um segundo pode ser o suficiente para um acidente”, destaca o Capitão.

Ele frisa que os motoristas devem observar mais o trânsito, manter a calma, pois quando se está na estrada, vários fatores estão em jogo. “Quem está dirigindo sabe que tem muita coisa que precisa ser levado em consideração. Não queremos que as pessoas entrem para as estatísticas de acidentes, então seguimos fazendo trabalho de conscientização e fiscalização e em 2022 não será diferente”, concluiu.

Previous post

De Conti completa um ano como vereador

Next post

O que são cookies

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *