0
Shares
Pinterest Google+

Serão pessoas físicas, serão empresas? Estes clientes têm capital, condições financeiras para comprar o meu produto ou serviço? Eles realmente precisam dos meus produtos ou serviços? Eu consigo solucionar alguma dor, alguma necessidade que estes clientes potenciais possuem, para que através desta solução passem a comprar de mim?

Meus produtos e serviços são de Qualidade? Consigo fazer uma boa entrega e os meus clientes ficam satisfeitos? Eles geralmente voltam a comprar? Utilizo marcas reconhecidas? Já tenho casos de sucesso entre meus clientes para fazer depoimentos e ter indicações de novos clientes?

E o meu preço é competitivo? Eu consigo fazer boas compras e trabalho uma margem que consegue me dar um retorno e pagar os custos fixos do negócio? Eu consigo analisar os concorrentes e verificar os diferenciais que tenho em meus produtos e serviços, além do preço, para conseguir destacá-los perante os clientes?

Eu tenho dinheiro suficiente, ou seja, tenho capital de giro, para fazer os primeiros investimentos até o meu negócio começar a dar retorno? Por quanto tempo consigo suportar este desembolso financeiro e em quantas vezes eu posso parcelar os pagamentos, tanto com os meus fornecedores, como com os clientes, para equilibrar o meu fluxo de caixa?

Será que vou conseguir dar conta sozinho deste negócio? Vou precisar de mais pessoas? Posso contar com a família/amigos como sócios ou vou precisar contratar pessoas para conseguir fazer meu negócio funcionar?

E para formalizar o meu negócio, ter um CNPJ eu vou precisar contratar um contador ou vou conseguir fazer sozinho o cadastro através de um MEI (micro empreendedor individual)?

Quais serão as atividades, os processos, vou ter um padrão de atendimento e de entrega, uma forma pensada de fazer as coisas? Onde vou buscar estas inspirações para saber qual é a melhor forma de atender e a melhor forma de fazer as coisas dentro do meu negócio?

E uma marca, será que eu vou precisar? Vou fazer cartões de visita? Vou ter um Instagram profissional? Que nome vou dar para o meu negócio e como vou me apresentar para os clientes? Vou ter um padrão visual que identifica o meu negócio?

Consigo pensar uma estratégia de comunicação para divulgar minha marca, meus produtos e serviços para meus potenciais clientes de forma clara e objetiva, para ter mais e mais clientes interessados? Quais ou canais que eu vou utilizar para fazer esta comunicação? Vou ter materiais impressos, usar rádio, tv, redes sociais, carro de som, convênios?

Bem, eu sei que fazer as perguntas é fácil, responder e colocar em prática as respostas é que fica difícil, mas estas são algumas das perguntas diárias de um empreendedor, de uma pessoa que tem seu próprio negócio ou simplesmente busca o crescimento no seu mercado.

Se precisar de ajudar para alinhar suas respostas e ter conclusões que podem lhe ajudar com seu negócio, estou a disposição.

Bons Negócios!

Previous post

Hospital Vida & Saúde realiza terceira captação de órgãos do ano

Next post

Vem aí, 3º Congressos de Missões, Aviva Santa Rosa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *