0
Shares
Pinterest Google+

O Gerente de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Jairo Beal, fez um apelo importante na manhã de terça-feira, diante do considerável aumento de notificações de dengue, que mostra o descaso da comunidade com relação aos cuidados básicos.

Segundo ele, se não houver a ajuda da comunidade, há o risco iminente de perder o controle da situação e a doença tomar proporções gigantescas a ponto de não se conseguir mais controlar. Até a segunda-feira à tarde, eram 400 notificações e 15 confirmações feitas pelo Lacen. “Mas adotamos aqui o teste rápido, antes de enviar ao Lacen e, o que nos deixou mais preocupados ainda, é que 90% destes 400, deu positivo”, frisou Beal.

Diante disso, ele alerta que a situação é grave. Atualmente, 70% das confirmações estão localizadas na Beatriz/Oliveira, onde foram diagnosticadas as primeiras notificações e seguem aumentando, o que também preocupa. “Mostra que os moradores daquele local não estão fazendo a sua parte, porque as notificações seguem vindo daquela região da cidade”, ponderou.

Ele alerta que o trabalho dos agentes está sendo feito de segunda a segunda, sem parar aos finais de semana, das 5 da manhã às 19 horas, para tentar eliminar os focos, mas se os moradores não ajudarem, de nada adianta. “Só na segunda-feira foram 30 novas notificações naquele bairro, ao ponto de estabelecermos um local fora da UBS para fazer a reidratação das pessoas que estão passando mal, porque a Unidade Básica já não vence atender tudo”, relatou.

“Esperávamos uma resposta mais positiva da comunidade e ela ainda não veio. Se não vier e logo, vai se tornar incontrolável. Peço que as pessoas tirem 15 minutos e façam a conferência em suas casas, tirando qualquer objeto que tenha água parada e possíveis criadouros do mosquito”, reforça Jairo.

Conforme informações, os sintomas da dengue tem sio bastante fortes, com febre muita alta, dores de cabeça, dor nas articulações e muita desidratação, a ponto de as pessoas precisarem de socorro urgente. Por isso, a orientação é que as pessoas que estejam com a doença tomem muito líquido, para evitar chegar a este ponto.

Previous post

Presidente da AMUFRON se reúne com FEMERGS

Next post

Quando o amigo e o inimigo da natureza se confundem

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *