Home»Destaque»Porto Xavier irá receber 4ª Agência da Marinha do Brasil

Porto Xavier irá receber 4ª Agência da Marinha do Brasil

1
Shares
Pinterest Google+

Porto Xavier irá receber a 4ª Agência da Marinha do Brasil. A decisão de escolha foi da própria Marinha, através da Delegacia de Portos de Uruguaiana com o aval do Comando do 5º Distrito Naval da Região Sul, sediado em Rio Grande.

Segundo Ovidio Kaiser, Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, a decisão já foi adotada a mais de 5 anos, em que iniciaram as conversações e as tratativas com o Executivo Municipal de Porto Xavier. A 4ª Agência que está sendo criada, tem por finalidade a fiscalização do Tráfego Aquaviário; Facilitar o acesso dos proprietários de embarcações ao órgão controlador, com a diminuição das distâncias; Servir de suporte ao controle fronteiriço, entre outras funções.

“Escolheram Porto Xavier pela localização estratégica, como cidade fronteiriça por ter sido sede do extinto Corpo de Fuzileiros Navais com área própria na margem do Rio, também por estar equidistante de Uruguaiana 350 km, considerando que aquela Delegacia tem 760 km de costa para vigiar e controlar”, diz Ovidio Kaiser.

Deve-se ressaltar ainda a importância que está construção traz para a cidade, que é muito visível. Será um contingente de aproximadamente 20 Marinheiros e um Oficial Comandante com impacto econômico considerável, sem contar com o requisito da Segurança da Fronteira, que é desprovida de outras forças federais. Toda a região será beneficiada por extensão pela proximidade maior do serviço que oferecem.

Para a instalação do PNR (Próprio Nacional Residencial) foi oferecido pelo município uma área urbana, onde serão construídos prédios para abrigar os Marinheiros e suas famílias, bem como o Comando. Na área do antigo Quartel de Fuzileiros haverá instalações para a logística da Agência e atendimento ao público. Uma Força Federal em uma cidade pequena impacta positivamente e um será fato gerador de mudanças na vida social, comunitária e institucional da cidade, que terá um status qualificado. Por outro lado outras forças Federais como o Exército, Polícia Federal etc. encontrarão este ponto de apoio e suporte para outras ações.

“A presença dessa guarnição, com certeza, irá inibir as ações de contrabando, tráfego de drogas, armas e munições que se utilizam do Rio Uruguai para esse comércio ilegal em toda a área costeira”, finaliza o Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier abordando ainda alguns benefícios que a construção irá ofertar.

Previous post

Contribuinte que não recebeu carnê do IPTU pelo Correio deve retirar na prefeitura

Next post

Programação Cine Globo 18 a 27 de Março

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *