Home»Negócios e oportunidades»Oportunidades e as Escolhas

Oportunidades e as Escolhas

0
Shares
Pinterest Google+

Você já se perguntou o que é uma OPORTUNIDADE? Segundo o dicionário, uma oportunidade é um momento favorável a realização de algo, circunstância oportuna para uma realização. Eu costumo observar muitas pessoas que estão no aguardo de uma oportunidade de mudar de vida, de conseguir um trabalho, de ganhar dinheiro, de estudar e ter uma formação superior, de viajar ou de ser alguém na vida. Enfim, aguardam uma oportunidade para crescer e evoluir, mas precisamos lembrar que a oportunidade sozinha não se realiza, precisa de escolhas e de ações para torná-las realidade.

No entanto, as oportunidades as vezes são positivas e as vezes são negativas, tudo irá depender da direção e das escolhas que fazemos. Veja a frase do ditado popular “a oportunidade faz o ladrão”. Neste caso destaca-se uma oportunidade de fazer algo errado, pegar algo de valor sem que ninguém perceba, e justamente o fato de ninguém estar vendo que caracteriza o momento oportuno para o furto. Desta forma, as oportunidades podem se apresentar para fazer um bom negócio, uma evolução, um ganho, como também podem trazer situações de risco, situações negativas e que podemos ser cobrados. Tudo irá depender de como aproveitamos e de nossas escolhas mediantes tais situações.

Já as oportunidades no ambiente de negócios, são caracterizadas por momentos ou movimentos favoráveis que se observa no mercado. São sinalizações e tendências que podem trazer resultados positivos para as empresas ou para as pessoas. Um exemplo: Observa-se uma tendência mundial de franquias no mercado de alimentação e que está tornando-se realidade a cada dia em nossa cidade, veja negócios como: Giraffas, Chiquinho Sorvetes, Fast Açaí, Mais Natural, SubWay, entre outras. Qual a oportunidade? Se você quer atuar na área de alimentação, uma oportunidade é estar atento ao mercado de franquias para descobrir qual estará interessada em abrir um novo ponto em Santa Rosa.

Estar preparado para aproveitar estes cenários é sim, uma questão de escolha e uma questão de visão. Conseguir perceber e selecionar as oportunidades que são mais interessantes e ter coragem de investir não é fácil. Colocar-se disponível para apostar no mercado, mesmo tendo o risco deste investimento não dar certo é um ato de coragem. Ter o desafio de assumir grandes responsabilidades e tocar um negócio é uma grande decisão e envolve também uma atitude empreendedora.

Obviamente, as oportunidades de negócio não estão apenas nas franquias, muitas vezes podem ser novos produtos, novas marcas, novos serviços, unidades em outras cidades que apresentam desenvolvimento, quem sabe uma nova modelagem, tanto de atendimento como de apresentação dos produtos e serviços. O fato é que tudo irá depender dos objetivos e sua realidade de cada negócio, mas uma coisa é fato: As tendências sempre destacam oportunidades e as crises também. Geralmente num ambiente de crise (pandemia, guerras, estiagem, …) surgem necessidades e oportunidades para atender as demandas das pessoas envolvidas e impactadas. Neste contexto vem o desenvolvimento de soluções criativas e inovadores, baseadas na restrição e que se transformaram em ótimos negócios no futuro.

Em resumo, as oportunidades sempre aparecem, tanto na vida pessoal como na vida profissional, principalmente em momentos críticos. O grande segredo é estarmos atentos, observar a movimentação, o mercado, o que está acontecendo no mundo e no nosso círculo de convivência, para analisar o que as pessoas estão precisando, quais são as carências e os desejos em produtos e serviços para transformarmos estas “faltas” soluções que atendam estas demandas.

Por isto, SIM, as oportunidades podem mudar a vida das pessoas positivamente quando aliadas a coragem e boas escolhas. Elas nos fazem evoluir, enfrentar desafios e crescer na vida.

VIVA AS OPORTUNIDADES… e para variar: Quais são as suas?

Previous post

Cine Globo Cinemas recebe homenagem

Next post

Acredito nas boas intenções do STF

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *