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Atualmente estamos vivendo um cenário econômico de constantes mudanças no Brasil, principalmente devido ao momento político, já que este será um ano de eleições presidenciais, e pelos movimentos da economia mundial, influenciados principalmente pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que geram restrições econômicas de importação e exportação no mundo. Um dos fatores econômicos destacados neste momento é a elevação da inflação e o aumento nos custos das matérias primas industriais, dos combustíveis e dos alimentos, além do aumento das taxas de juros que influenciam na restrição de crédito da população e na redução do poder de consumo das pessoas.

Qual a importância de estar atento a estes movimentos econômicos para as VENDAS? Quando pensamos em vendas, precisamos entender para quem queremos vender, precisamos saber se o nosso potencial cliente tem condições financeiras de realizar compras e quais as melhores formas de continuar realizando vendas nesta situação do mercado. Estas mudanças econômicas podem gerar reflexos na população e alguns públicos (clientes potenciais) podem estar sofrendo uma redução na sua capacidade de compra, principalmente, quando este público se trata da classe média, que é a maioria da população brasileira, inclusive em nossa cidade e região.

A Classe média tem um afeto mais direto das mudanças econômicas porque trabalha com um orçamento limitado e geralmente baseado em um salário, que é utilizado tanto para compras básicas como alimentação, moradia e transporte, como também com lazer, bens materiais e quando sobra investimentos. Além disto, este público em especial, utiliza o crédito para realizar compras de maior valor, viabilizando o pagamento através de parcelas para ter bens como veículos, casa própria, móveis, entre outros. Com os aumentos nos custos dos alimentos, dos combustíveis e dos produtos em geral, uma grande parte do orçamento desta população fica comprometido com os gastos básicos e muitas vezes, nem é o sufi ciente para isto e ainda pelo costume de parcelamento, muitos tem a realidade de dívidas adquiridas anteriormente que também podem comprometer uma grande parte da renda.

Desta forma, pensar estratégias comerciais com públicos variados ou que não sofrem um afeto tão direto na restrição econômica pode ser uma alternativa para manter saudável o volume de negócios. Entender os segmentos de mercado e o quanto estas mudanças modificam o poder de compra de cada público é uma ação muito interessante para a manutenção das vendas das empresas.

Uma alternativa para manter os negócios sem alterar radicalmente o perfil dos clientes é adaptar os produtos e serviços e as formas de pagamento para atender as expectativas de compra desta população. Apostar em produtos com preços bastante competitivos, margens reduzidas e estoque voltado para itens de necessidade básica, além de organizar formas de pagamento que possibilitem o encaixe da renda com o comprometimento mensal destas compras podem ser soluções viáveis. Promocionais também fazem sentido neste momento, trazendo oportunidades de compras vantajosas para se diferenciar da concorrência e atrair os clientes, já que eles comparam mais preços, buscando ofertas para garantir maiores benefícios com a capacidade de renda que tem disponível.

Mas será que cenário econômico afeta somente a Classe Média? Penso que toda população de alguma forma tem sua realidade de compra afetada e busca alternativas para manter seu nível de vida e suas prioridades de consumo.

Obviamente em função de algumas condições de mercado, como juros altos e custos elevados, todas as pessoas podem deixar de fazer aquisições neste momento e aguardar oportunidades mais favoráveis, mas, quando há renda disponível, é uma questão de escolha e uma questão de prioridade ou até capacidade de negociação. Já no contexto da população de classe média não é opcional, é uma condição de sustentabilidade.

Portanto, antes de compra, vamos ficar atento as oportunidades, as melhores ofertas e fazer uma organização financeira para conseguir atender as necessidades e desejos de compra sem gerar desequilíbrio financeiro, possibilitando uma vida mais tranquila e segura até que a situação econômica brasileira se estabilize

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