Home»Medicina & Saúde»Nutricionista fala sobre os alimentos que enriquecem sua imunidade

Nutricionista fala sobre os alimentos que enriquecem sua imunidade

Com as baixas temperaturas que marcam o inverno, a nossa saúde fica mais debilitada e muitas doenças podem surgir nesse período

0
Shares
Pinterest Google+

A alimentação tem um papel fundamental para o fortalecimento da imunidade. Em se falando de imunidade, pode-se citar uma vasta lista de alimentos ou condimentos que auxiliam na melhora da resposta imunológica do organismo de diferentes formas. O que vai determinar esta diferença é o princípio ativo que está presente.

“Antes de listarmos alguns dos alimentos mais comuns, é importante lembrar que não é suficiente a ingestão destes para garantir uma saúde adequada. É fundamental a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis em nossa rotina diária. Podemos reduzir açúcares, sódio e fugir das gorduras de má qualidade para começar”, explica a nutricionista Cybelle Brum.

A seguir, confira os melhores alimentos para sua imunidade e não deixe de incluí-los no seu prato:

• Frutas cítricas: agem através dos limonóides, flavonóides e vitamina C. São consideradas as queridinhas do inverno pois atuam bem no reforço antiviral. No entanto elas são importantes durante todo o ano e todas as estações.

• Folhas verdes escuras: tem vitamina C, luteína e a zeaxantina. Esta além de serem antibacterianas também tem poder anti-inflamatório.

• Alho e cebola – tem ação antibacteriana por isso são chamados de prébioticos.

• Iogurte natural, keffir ou leite fermentado são chamados de próbioticos pois trabalham a flora intestina e fornecem reforço ao sistema imunológico.

• A linhaça apresenta evidências de benefícios em doenças autoimunes como psoríase e lúpus.

• Chá verde e branco: Rico em flavonóides que estimula o sistema imunológico apresenta também uma substância chamada epigalocatequina galato que tem poder de combate bactérias e evitar a multiplicação dos vírus.

• Gengibre – Tem ação bactericida e anti-inflamatória. Use-o em chás e sucos diariamente. (não use se for hipertenso).

• Mel- Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação de germes e inibe bactérias de infecção respiratória. Porém deve ser evitado por pessoas alérgicas e é PROIBIDO para diabéticos, portadores de hipertrogliceridemia e esteatose hepática.

“A principal regra que devemos lembrar é que o sistema imunológico não pode ser lembrado apenas quando sentimos algum sintoma, mas sim, devemos cuidá-lo todos os dias baseando nossa alimentação em alimentos saudáveis e incluindo os alimentos, condimentos ou especiarias”, conclui Cybelle.

E para fechar com chave de ouro, não poderia faltar receitas deliciosas e que contribuem para sua saúde:

• BOLO DE GENGIBRE
3 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
1 xícara (chá) de óleo de girassol (de preferência)
1 xícara (chá) de leite desnatadogelado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo ( 1 branca e 1 integral)
2 xícaras (chá) de açúcar ou 1 xicara de chá de adoçante de sucaralose pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer: liquidifique todos os ingredientes, menos a farinha e o fermento em pó. Após bem liquidificado misture a farinha e ao fermento e coloque em forma com furo ao meio e asse em forno médio por aproximadamente 50 minutos dependendo do forno. Polvilhe sobre o bolo açúcar ou adoçante e canela.

• COMO FAZER CHÁ DE GENGIBRE COM MEL:
Ferva a água numa panela com fogo alto. Assim que começar a fervura adicione as fatias de gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos. O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.

• SUCO PARA REFORÇAR A IMUNIDADE
1 beterraba pequena
2 folhas de couve
2 copos de água
Suco de 1 limão ou laranja
Bater tudo no liquidificador coar e beber em seguida, se quiser adoçar use apenas mel, jamais açúcar.

Previous post

Currículo: porta de entrada para novos empregos

Next post

Utilize a inteligência emocional a seu favor

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *