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Município de Santa Rosa avaliou os 6 meses de Pandemia

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Passado seis meses da confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Santa Rosa, setores da gestão pública fizeram um avaliação sobre a pandemia no município. A primeira notificação de caso (suspeito), ocorreu em 02 de março sendo descartado posteriormente. Já a primeira confirmação de COVID-19 efetivou-se em 28 de março sendo um paciente do sexo masculino, 31 anos oriundo de um País Europeu que veio visitar parentes em Santa Rosa.
No inicio do ano, o COVID -19, surgiu lá na China e foi aos poucos se alastrando, até se tornar pandemia. Santa Rosa se antecipou muito antes que a doença chegasse ao país. O Prefeito Alcides Vicini, preocupado com a situação, solicitou que medidas fossem tomadas quanto a avaliação e possível enfrentamento da doença.
No final de janeiro, foi criado o Comitê Técnico de Enfrentamento e Combate ao COVID-19, composto por representantes de órgãos e instituições diversas. O grupo passou então a monitorar e avaliar o comportamento do vírus. A partir daí começaram os planejamentos, visando adequar uma estrutura no município, que fosse condizente com a situação. A FUMSSAR implantou serviços específicos de atendimento para pacientes portadores de síndromes gripais e doenças respiratórias e CORONAVÍRUS.
Com a união de esforços entre Prefeitura, FUMSSAR, 14ª CRS, Hospital Vida & Saúde e outras parcerias, foi solicitada a liberação da estrutura do Hospital da ABOSCO, que na época estava em processo de liquidação extrajudicial, onde houve um entendimento da Justiça Federal, liberando a utilização para atendimento específico ao COVID-19. Inicialmente foram disponibilizados 10 leitos de UTI adulto e 05 pediátricos, e mais 10 leitos de internação, tendo o atendimento iniciado em 28 de março, administrado pelo Hospital vida & Saúde. Com o tempo e muita articulação, junto ao MS, Governo do Estado, AMUFRON e empresas, os leitos ofertados de UTI foram aumentando, chegando a 30 vagas disponíveis.
O espirito solidário da população de Santa Rosa foi muito importante neste momento de pandemia, com ações coletivas de instituições civis e militares, empresas, instituições de ensino, bem como ações isoladas de moradores da cidade, fazendo doações diversas e atividades de prevenção e combate.
A FUMSSAR implantou o serviço de tele atendimento COVID-19, em parceria com a UNIJUÍ, com uma estrutura física e tecnológica disponibilizada pela Universidade e um grupo de 10 profissionais da FUMSSAR e das residências que são mantidas pelas duas instituições. Este serviço posteriormente passou a ser regional, e até hoje está em funcionamento.
Também a administração municipal, através da FUMSSAR, implantou o Centro de Apoio e Monitoramento à Pandemia da COVID-19, que atende a pacientes oriundos das sentinelas, monitorando os mesmos e pessoas que fazem parte de grupos familiares e de convivência.
O primeiro óbito no município ocorreu em 09 de maio e até o momento chega a 29 pessoas que perderam a vida pela doença e um registro próximo de 1.500 casos confirmados. Muitas são as ações realizadas na prevenção, fiscalização efetiva por fiscais da Vigilância e do CEREST, com o apoio de órgãos de segurança; orientações em empresas e órgãos, sanitizações de logradouros e locais públicos, contratação de profissionais. O prefeito Alcides Vicini destaca que houve um enfrentamento muito efetivo do poder público, com profissionais diversos envolvidos, com dedicação e competência, mas ressalta também que as parcerias foram de suma importância, provando mais uma vez que os munícipes sempre que desafiados, dão um respaldo positivo em diversas situações. “Estamos sempre atentos, sempre monitorando confiantes no trabalho de nossas equipes, mas também sabemos que temos um respaldo muito significativo da comunidade”, frisou Vicini. O prefeito também relatou que foi montado um gabinete de crise que conta com a participação de lideranças diversas que representam a comunidade em geral, onde são avaliadas medidas e ações a serem tomadas no combate da doença.
A FUMSSAR mantém uma linha de cuidado também em seu quadro de servidores, que estão na linha de frente, conforme explicou o Presidente Délcio Stefan. Também frisou que as parcerias entre instituições mantém a linha de cuidado com foco no atendimento inicial e na retaguarda. Diariamente a comunidade é informada sobre a situação, com a emissão de boletim diário. Também há uma grande contribuição dos órgãos de imprensa quanto a divulgação de campanhas de prevenção, e de dados.

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