0
Shares
Pinterest Google+

O trabalho iniciado em 2017, onde foi implantado procedimentos, indicadores e acompanhamento das ações de controle de estoque e aquisição, mostram a consolidação do processo, que envolve o almoxarifado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais locais de entrega. Todas as atividades efetuadas no decorrer do período fez com que o resultado em 2018, fechasse em 97,29% de disponibilidade de medicamentos.

Várias ações foram executadas, entre elas, a definição do canal de distribuição, monitoramento semanal do percentual de disponibilidade, implementação dos processos logísticos (recebimento, conferência e separação), definição de responsabilidades dos setores, planejamento das compras e acompanhamento nos fornecedores, implantação de previsão de compras nos fornecedores, organização do estoque com implementação do programa 5 Ss, e implantação de controles de estoque com inventários mensais nas UBS.

Segundo Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica e responsável pelo processo, o trabalho está consolidado, porém precisa ser acompanhado da mesma forma, todas as semanas para que evite pular etapas. “É gratificante atingir um resultado assim, vendo o avanço gradativo da disponibilidade dos medicamentos e da acuracidade do estoque. Agradeço os servidores que se envolveram nestas ações neste período. Cabe também salientar ainda, que o sucesso deste projeto foi a integração de todos os envolvidos, pois sem ter planejamento e cuidados com a acuracidade do estoque, não seria possível garantir a compra correta dos medicamentos. O foco agora é melhorar ainda mais o processo de inventário nas UBSs, aproveitar o conhecimento de algumas pessoas, pois já temos UBS que atingiu um percentual acima de 97% do estoque correto”, disse.

O presidente Anderson Mantei, reforça que com os medicamentos disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde, isso sana diversos problemas que eram enfrentados, como a falta de medicamentos na lista municipal, contribuindo com a melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.

Previous post

Café Pequeno projeta 15 livros para este ano

Next post

Prefeitura define data de vencimento do IPTU 2019

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *