Home»Destaque»Mais de 270 mil atendimentos na UPA

Mais de 270 mil atendimentos na UPA

1
Shares
Pinterest Google+

Segundo o Ministério da Saúde, no país, 145 Unidades de Pronto Atendimento UPA, estão com as estruturas prontas, mas não estão em funcionamento. Dos municípios que têm UPA em funcionamento, em muitos deles, a fila de atendimento, a falta de profissionais e de estrutura são queixas comuns. Em Santa Rosa, a realidade é outra. Desde 2014, a UPA está em funcionamento, e nesse período, já ofereceu mais de 275.983 mil atendimentos. A média de tempo de espera para casos clínicos é em torno de 1 hora, destacando que o atendimento de urgência e emergência será sempre prioridade e imediato.

A Unidade faz parte da Rede de Urgência do Hospital Vida & Saúde, o qual gerencia o serviço. Com uma média de 60 mil atendimentos ano, a UPA é referência na rede de urgência e emergência para a região, porém a maioria dos casos atendidos são clínicos. Neste ano, apenas 11,57% dos atendimentos foram de urgência e emergência. Segundo o Gerente Enfermeiro Silvano Cervo, “Ofertamos o atendimento para casos clínicos, sempre respeitando a classificação de risco preconizada pelo Ministério da Saúde, já que a prioridade na UPA são os casos de urgência e emergência”.

Em casos de atendimento clínico, ou seja, quando o paciente não tem risco eminente de morte, a orientação é que o primeiro atendimento seja realizado no Posto de Saúde. Essa orientação também vale para o atendimento de crianças, que têm aumentado ao longo dos anos, sendo que a orientação é de que o primeiro atendimento, em caso clínico, também seja realizado no Posto de Saúde.

A Unidade também realiza atendimento de urgência para pacientes da região, que segundo Silvano tem crescido a cada ano, “Observamos que no comparativo 2017 – 2018, a procura regional por atendimento na UPA aumentou, isso se deu, muito em função da difícil situação que os serviços de saúde enfrentam, porém destacamos que esses atendimentos devem ser de urgência e não clínicos”.

Os investimentos para os profissionais que atuam na UPA são constantes, com treinamentos, implementação de equipes e novos equipamentos. De acordo com a Diretora Geral Vanderli de Barros, “No ano passado tivemos muitos avanços na rede de urgência, pois todos os protocolos para a Acreditação Hospitalar foram implementados, oferecendo mais segurança ao nosso paciente”. Nos três primeiros meses de 2019, foram realizados 14.751 atendimentos na UPA de Santa Rosa, sendo que o mês de março teve mais pacientes, em função do período de carnaval.

Previous post

Suplente Gelson Waier assume cadeira na Câmara

Next post

60 anos de Mix Caffee Jovem

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *