Home»Política»Legislativo debate relações Brasil/China e instala Frente Parlamentar para acompanhar negociações entre os países

Legislativo debate relações Brasil/China e instala Frente Parlamentar para acompanhar negociações entre os países

Santa Rosa irá à Feira de Xangai

0
Shares
Pinterest Google+

Ajudar a eliminar entraves em nível estadual, buscar soluções, junto com senadores e deputados e reduzir obstáculos que dificultem as negociações e o comércio entre empresas, cooperativas, produtores gaúchos e o mercado chinês. Esta é a principal tarefa da Frente Parlamentar Brasil/China, instalada no Legislativo, no início da tarde desta terça-feira, segundo entendimento do coordenador, deputado Jeferson Fernandes (PT). Pela manhã, o petista mediou seminário que abordou relações comerciais entre Brasil e China, com as presenças de prefeitos, vereadores, empresários, representantes de universidades, cooperativas, produtores e deputados. “Manteremos sintonia com municípios, Associações Comerciais e Industriais, Executivo gaúcho e representações de produtores, não para vender ilusões, mas garantir que acessem essas oportunidades de negócios de forma mais segura e mais vantajosa possível”, disse Jeferson.

Integrante da Câmara de Comércio, Desenvolvimento Internacional Brasil China (CCDIBC), o jornalista Daniel Castro destacou que as relações com o país asiático se dão “olho no olho”, com “conhecimento mútuo”. Por isso, a Frente Parlamentar deve fazer o acompanhamento, a aproximação entre quem produz no RS e o mercado chinês. “A China valoriza a presença de deputados, prefeitos, vereadores junto aos empresários. Eles creem que isso torna mais forte o movimento”, confidenciou.

Para o presidente da (CCDIBC), Fábio Hu, visitar a China facilita o entendimento da dinâmica de investimento daquele país, do mercado local, etc. “Temos a CCDIBC há 15 anos no Brasil e em todo este tempo viemos promovendo intercâmbios com a China. Queremos trazer mais tecnologia para o RS, ajudar a implementar empresas, a beneficiar a logística, trazer gente para aprender sobre futebol, levar para conhecer o futebol de lá, etc”, explicou, reforçando convite para que todos integrem comitiva que irá a Feira de Xangai, no dia 19 maio.

Gervásio Plucinski, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) entende que o mercado Brasil/China cria oportunidades para as cooperativas não só com os produtos tradicionalmente exportados para aquele país, como a soja. “No RS, as atividades estão cada vez mais concentradas nas mãos de poucos e grandes produtores. Na relação com a China, há possibilidade de viabilizar novas atividades em novos espaços”, observou.

As vereadoras de Santa Rosa, Márcia da Fundação (PT) e Sônia Conti (PCdoB) manifestaram preocupação com os municípios menores da região noroeste, que correm o risco de “desaparecerem” em função de não estarem crescendo economicamente. “Santa Rosa teve o diferencial de ter evoluído mais do que os outros, apesar da crise”, contou Sônia. “Mas, precisamos avançar. A partir da Câmara, do Executivo municipal, queremos esta aproximação com a China”, completou Márcia. Elas fizeram convite oficial para que integrantes da CCDIBC visitem Santa Rosa e conheçam as cadeias produtivas locais.

Santa Rosa irá à Feira de Xangai
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa (Acisap), Odaylson Eder, o empresário Moacir Maronês, o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa, Arthur Lorentz, as vereadoras Márcia da Fundação e Sônia Conti entregaram a Fabio Hu e Daniel Castro cestas de produtos santa-rosenses. O grupo manifestou o interesse em integrar a comitiva que irá à Feira de Xangai, em maio próximo, também com foco em parcerias para a produção metal-mecânica. Eles lembraram que Santa Rosa é o 3º polo metal-mecânico do RS.

Carta de Intenções
Ao final do ato de instalação da Frente Parlamentar Brasil/China, o deputado Jeferson e o presidente da Câmara Brasil China assinaram uma carta de intenções na qual se comprometem com a promoção de ações concretas de intercâmbio para investimentos e oportunidades no Brasil, com vistas à geração de empregos e renda.

Previous post

Migue pede abrigo para ônibus na Expedicionário Weber

Next post

Contribuinte que não recebeu carnê do IPTU pelo Correio deve retirar na prefeitura

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *