0
Shares
Pinterest Google+

Atualmente o mercado brasileiro está recheado de empresas com a modelagem de franquias, mas a afinal o que é uma franquia? As Franquias são teoricamente empresas que tem um padrão de negócio definido, deste o foco de clientes, canais de marketing, identificação visual, produtos e serviços e principalmente um padrão de processos internos que garante a execução do negócio e a entrega dos produtos e/ou serviços para os clientes, possibilitando a sua expansão em novas unidades. Este mercado tem crescido bastante, principalmente nas áreas de alimentação, serviços, beleza e no mercado da moda.

As franquias são vistas como boas oportunidades de negócio, principalmente por empreendedores que estão entrando no mercado, justamente por já ter cases de sucesso desta modelagem em outros locais e por trazer a experiência do que precisa ser feito para que o negócio efetivamente aconteça, multiplicando uma regra de sucesso. As franquias também apresentam uma validação das linhas de produtos e ou serviços que os clientes já aprovaram e muitos inclusive desejam ter acesso a estas linhas em suas cidades, evidenciando a tendência das franquias dos grandes centros migrarem suas estratégias para cidades em pleno desenvolvimento, como é o caso de Santa Rosa.

O Potencial de uma franquia está na capacidade que ela apresenta de atrair clientes e gerar vendas a partir de um modelo que já funciona, unido de treinamentos e ferramentas para a condução ideal deste negócio. O Investimento neste sentido vale a pena, uma vez que existe demanda do produto ou serviço do franqueado na cidade e com a disponibilidade da franquia, os negócios passam a acontecer com os potenciais clientes que já conhecem a marca de experiências anteriores ou quando o consumo está baseado em inovação, impulsionando os clientes a conhecer as novidades em produtos e serviços que está sendo apresentado na franquia.

As mais novas tendências deste mercado estão sendo as micro franquias, diferente das franquias de grande porte que exigem um investimento inicial de R$ 100.000,00 a R$ 500.000,00, as micro franquias são focadas em empreendedores com baixa disponibilidades financeiras, mas que sempre sonharam em ter seu negócio próprio. As micro franquias são normalmente baseadas em serviços, cosméticos e alimentação, exigem investimento a partir de R$ 5.000,00 a R$ 50.000 dependendo do segmento e normalmente não necessitam um local físico contratado especialmente para o negócio, elas podem ter seu início desenvolvido na própria residência dos franqueados e ir crescendo de acordo com a evolução dos negócios em cada região.

A demanda das micro franquias explodiu justamente devido as dificuldades enfrentadas pela população junto a pandemia, já que com a redução do movimento nas empresas, houve uma onda de demissões e isto despertou em boa parte das pessoas uma vontade de ter fonte de renda própria, sem depender de um empregador, desta forma, buscar modelos de negócio que garantem uma probabilidade de venda e treinamento para o início das atividades, fez muito sentido para este tipo de empreendedor que passou a buscar estas alternativas.

Os desafios deste tipo de negócio, além da busca constante por clientes e vendas é justamente o controle financeiro e conseguir garantir a sustentabilidade para crescer no mercado, mesmo sem ter experiências anteriores de gestão, mas com ferramentas, disciplina, estudo e força de vontade, tudo se torna possível.

Você conhece alguma micro franquia aqui em nossa cidade?

Já pensou em ter o seu próprio negócio e analisou o mercado de franquias como opção?

Deixo estas perguntas para pensarmos e interagirmos sobre o assunto.

Previous post

Polo de Ensino da BM propicia mais segurança e incremento na economia local

Next post

A Presença da Ansiedade

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *