3
Shares
Pinterest Google+

A piracema é conhecida como um período crucial para a sobrevivência de inúmeras espécies de peixes de água doce e salgada. Pois é neste fenômeno que as espécies migratórias se deslocam até as nascentes dos rios para sua reprodução. Neste período, em função da fragilidade destas espécies em relação à pesca, especialmente a predatória, os órgãos de fiscalização controlam tanto a pesca amadora, quanto esportiva e profissional.

Na bacia do rio Uruguai, a Brigada Militar através de seu Comando Ambiental desenvolve todo o ano a chamada “Operação Piracema”, compreendida entre o período de 01 de outubro a 31 de janeiro, realizando diversas operações de fiscalização e combate à pesca predatória, nos diferentes recursos hídricos abrangidos pela bacia. Enfim, todo o pescador consciente já tem por hábito não realizar a pesca neste período. Agora, como passou este período restritivo, muitos já se organizam para realizar, na companhia de amigos e familiares algum movimento de pescaria, especialmente em função de estarmos localizado bem próximo ao rio Uruguai e de grandes barragens de irrigação, que favorecem este esporte e lazer.

Porém, neste ano atípico, onde passamos por esta grande estiagem, a preocupação com as populações de peixes se mantem mesmo após o período de piracema. Pois, os rios estão com seus níveis de água extremamente baixos, o que de certa forma até impede a navegação em muitos locais, mas por outro lado, deixa ainda muito vulneráveis algumas espécies de peixes. Então, mesmo em período de pesca autorizada, ao ser realizada dentro dos limites legais, é importante manter a consciência sobre os limites necessários para a manutenção destas espécies em equilíbrio suficiente para que, inclusive a pesca se perpetue por muitos anos na região.

Por fim, aquelas pescas predatórias, especialmente por arrastões devem ser sempre condenadas e denunciadas.

Previous post

Prefeito assina ordem de início da EMEI na Petrópolis

Next post

Fenasoja 2022 garante R$ 3,2 milhões de investimentos no Parque de Exposições

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *