Home»Destaque»Exames Neonatais: A importância para diagnosticar doenças de forma precoce

Exames Neonatais: A importância para diagnosticar doenças de forma precoce

1
Shares
Pinterest Google+

Por: Dr. Fábio Queruz- Médico Pediatra da FUMSSAR

Driblando a doença: O Gol da prevenção!!

Você já imaginou como seria bom se pudéssemos, com boa antecedência, detectarmos as doenças e prevenir suas sequelas?

Que grande avanço da ciência!! Um sonho!

O melhor que não é sonho. Esta realidade é bem conhecida por todos e diariamente exercida nas diversas Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e clínicas da região: são os testes de triagem neonatal.

Os testes de triagem neonatal foram desenvolvidos, ao longo dos anos, justamente porque existem doenças que, se diagnosticadas e tratadas a tempo, podem ter suas sequelas reduzidas ou completamente eliminadas. São exemplos de testes de triagem neonatal os testes do pezinho, teste da orelhinha, do olhinho e coraçãozinho.

Mais conhecido e antigo, o teste do pezinho realizado pelo SUS detecta seis doenças que, se não detectadas e tratadas a tempo, deixam sequelas motoras e cognitivas graves e irreversíveis, podendo inclusive levar a morte. Deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida nas unidades básicas de saúde.

Teste da orelhinha também é um teste de triagem, ou seja, detecta precocemente as deficiências auditivas que podem ser tratadas, evitando atrasos na fala e isolamento social. Da mesma forma que o teste do pezinho, é um teste fornecido pelo SUS e deve ser realizado no primeiro mês de vida.

Mais recentemente o teste do coraçãozinho, realizado ainda no hospital antes da alta do bebê, pode detectar alterações na oxigenação do sangue, que podem ser um sinal de problemas cardíacos. Nestes casos, exames complementares são solicitados para comprovar ou descartar cardiopatias.

Podemos citar ainda o teste do olhinho e da linguinha, ambos de fácil execução, rápidos e de resultado instantâneo, mas que também detectam patologias que podem atrasar o desenvolvimento do bebê.

Todos os testes de triagem neonatal citados estão amplamente disponíveis na rede pública de Santa Rosa, através da FUMSSAR sendo executados diariamente por diversos profissionais capacitados para esta nobre tarefa.

Mas lembre-se: bebês não falam ou andam, devem ser levados pelos pais ou responsáveis para serem submetidos aos testes. Desta forma, todos marcamos o gol mais importante: o gol da saúde.

Previous post

Cresce produção e consumo de produtos orgânicos

Next post

Pratique a saúde do corpo, da mente e do espírito

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *