0
Shares
Pinterest Google+

A Câmara Municipal, por sugestão do vereador Vitor de Conti, na segunda-feira, 30, abriu espaço para que o Frigorífico Alibem, através do seu diretor Fabrício Ruschel, e Lígia Linck Lagemann, presidente da ACISAP, e o diretor da entidade Cássio Feltes expusessem os riscos aos quais o país está exposto mediante o surto de peste suína africana, doença que já está presente na República Dominicana (América Central).

“O alerta é a todos os brasileiros, porque se a peste chegar ao Brasil teremos prejuízos imensos à economia. Um caso, apenas um, e todas as nossas exportações ligadas aos suínos vão por água abaixo”, observou o vereador Vitor.

As instituições e entidades que representam as cadeias da suinocultura e agricultura estão preocupadas e emitindo alertas. A presidente da ACISAP, Lídia Lagemann, começou sua fala lembrando a importância que o setor suinícola tem na região Noroeste do Estado. “Somente o Alibem tem

800 produtores integrados, 4 mil trabalhadores diretos, gera renda a 16 mil pessoas, sem contar todo o impacto na cadeia produtiva de grãos”, mencionou a líder empresarial. Ela mencionou os focos da peste suína africana na China, em 2018, que levaram à eliminação dos rebanhos naquele país. Também sinalizou que a ACISAP deve promover um Almoço de Ideias, em setembro, com foco nesse tema, tal sua relevância.

Já o diretor do Alibem, médico veterinário Fabrício Ruschel, trouxe um apontamento financeiro extraído de informe dos EUA. “Se a peste chegar ao Brasil, as estimativas de perdas são de 25 bilhões à economia em apenas um ano. Por isso, é vital a conscientização”, alerta ele.

Fabrício enfatiza que as autoridades sanitárias do país estão atentas à movimentação internacional, agindo em portos e aeroportos, mas é necessário que todo cidadão tenha consciência dos riscos, especialmente em viagens ao exterior, lembrando que vivemos em uma região de fronteira.

Previous post

Logística reversa avançando no país

Next post

Colégio Dom Bosco abre processo seletivo para bolsas de estudo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *