0
Shares
Pinterest Google+

Muitas pessoas sofrem de uma condição chamada bruxismo, na qual é uma desordem funcional que faz o indivíduo apertar ou ranger os dentes de forma involuntária. É mais comum durante a noite, mas podendo ocorrer durante o dia também.

Felipe Ismael Ferreira, Cirurgião Dentista

Segundo Felipe Ismael Ferreira, Cirurgião Dentista as causas podem ser multifatoriais. “O motivo do bruxismo envolve tanto fatores exógenos, como o estresse, alinhamento irregular dos dentes superiores e inferiores (má oclusão) e hábitos, ou até mesmo fatores endógenos, como genética ou desordens do sono”.

Os sintomas, além do desgaste e amolecimento dos dentes, a dor de cabeça é muito comum no bruxismo. Dessa forma, as dentes quebrados, dor (ou estalo) na articulação da boca ao abri-la; enxaqueca; aumento da sensibilidade dentária; perda de restaurações; lesões de tecidos moles: língua, bochecha; alterações na dimensão vertical e hipertrofia muscular; dores faciais; sensibilidade ou fadiga dos músculos mastigatórios; dor e zumbido no ouvido e desordens da articulação da boca também são fatores que aparecem e que ajudam o indivíduo a ficar atento para buscar auxílio.

De acordo com Felipe, o bruxismo pode ser diurno, tendo como característica apertamento. “Nesse caso, é semi-involuntário com contrações episódicas da musculatura”, explica e acrescenta que pode ocorrer em qualquer faixa etária, indistintamente homens e mulheres, e afeta até mesmo crianças.

“O diagnóstico é baseado na avaliação clínica pelo cirurgião dentista e pelo relato do paciente. Há possibilidade de exames complementares como Polissonografia”, comenta o Cirurgião Dentista. Essa desordem incomoda e prejudica vários indivíduos, e apesar de não possuir cura, tem tratamento, que segundo Felipe acontece por meio de:

• Placas interoclusais;
• Ajuste oclusal;
• Restaurações ou próteses;
• Aconselhamento sobre mudança de hábitos;
• Medicação.

Se não tratado, pode acontecer um desgaste prematuro dos dentes, dores musculares e disfunções na Articulação da boca.

Para prevenir, Felipe Ferreira aconselha regular as horas de descanso/sono, possuir uma alimentação balanceada, ter hábitos de praticar exercícios físicos e fazer limpeza do sono.

Previous post

FEMA foi homenageada na Câmara Municipal

Next post

Publicada lei que garante mais proteção à mulher vítima de violência

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *