Home»Geral»Encerrada a Operação Ágata/ Fronteira Sul 2019

Encerrada a Operação Ágata/ Fronteira Sul 2019

0
Shares
Pinterest Google+

A Operação Ágata/ Fronteira Sul 2º Trimestre teve como objetivo, conduzir operações militares repressivas na faixa de fronteira, entre os municípios de Alecrim e Iraí, durante os dias 03 a 07 de Junho, em coordenação com os órgãos de segurança pública (federais, estaduais e municipais), bem como outros órgãos civis. A finalidade foi contribuir para a redução de crimes transnacionais e ambientais na faixa de fronteira, intensificando a presença do Estado na região.

O 19º RC Mec, durante a operação estabeleceu 30 barreiras em rodovias estaduais e federais na região Noroeste, com o apoio dos Órgãos de Segurança Pública. O efetivo de militares do Exército empregado nas ações repressivas foi de 116 militares, compondo 3 Pelotões (incluindo o 1º Pelotão de Policia do Exército de Santiago) e um Posto de Comando Tático instalado em Frederico Westphalen. Como destaque, foi realizada a interceptação de aproximadamente 18 kg de maconha e uma prisão e a retenção de mercadorias (vestuário) sem nota fiscal, que resultou na aplicação de uma multa no valor de R$ 10 mil pela Receita Estadual. Durante as abordagens foram identificados elementos com passagem pela polícia, que servirão de subsídio a futuras investigações da polícia local, bem como identificados veículos com problemas de documentação, os quais ficaram detidos pelos Órgão de Segurança Pública. Ao todo foram vistoriados 418 veículos leves, 64 caminhões, 26 motos e 33 ônibus/vans sendo apreendidos 1 moto e 2 veículos leves.

Encerrando a Operação Ágata, foi realizada uma Ação Cívico-Social (ACISO) que iniciou com a pintura e limpeza da faixada do Hospital Municipal de Iraí, entre os dias 05 e 07 de junho. No dia 07 de junho, na praça central da cidade de IRAÍ/RS, foi realizado um grande evento com as seguintes atividades: atendimento médico e educação odontológica, vacinação, pista de cordas, passeio a cavalo, brinquedos infláveis (parceria com o SESC/Santa Rosa), demonstração com cães, passeio de blindado e exposição de mini museu. A ação desenvolvida pelo 19º RC Mec atendeu aproximadamente 1.000 pessoas de Iraí e região. O encerramento ocorreu com a formatura da tropa e o desfile militar, com a presença de autoridades de Iraí/Rs e Frederico Westphalen.

Previous post

A QUESTÃO DA MACONHA

Next post

Projeto “Natal Encantado”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *