Home»Medicina & Saúde»Doenças respiratórias atacam mais no inverno

Doenças respiratórias atacam mais no inverno

O RS sofre bastante com os invernos rigorosos, e um dos lamentos sobre essa época é a incidência de doenças respiras

0
Shares
Pinterest Google+

O Rio Grande do Sul sofre bastante com os invernos rigorosos, e um dos lamentos sobre essa época é a incidência de doenças respiratórias. De fato, o inverno propicia mais as doenças virais, e isso ocorre principalmente por que há maior circulação de vírus respiratórios no ambiente e os indivíduos, por ser frio, ficam em lugares fechados, com pouca circulação de ar e em aglomerações, sem contar com as variações bruscas de temperatura.

Otorrinolaringologista Dr. Claudeomiro Filheiro

As enfermidades mais comuns são as gripes e resfriados, com suas complicações como a sinusite, otite, amigdalites, bronquites e pneumonias. Todas as pessoas estão sujeitas a pegar, mas claro, existem grupos de pessoas que estão mais propícias e que devem ter o cuidado redobrado. “Os grupos mais prósperos a obterem complicações com a saúde no inverno, são aqueles que, sem dúvidas, estão com estados imunológicos instáveis como as crianças e idosos, por exemplo, como também portadores de doenças crônico-degenerativos, mas qualquer indivíduo pode ser afetado”, explica o otorrinolaringologista Claudeomiro Filheiro.

Muitas vezes, essas gripes acabam atacando os ouvidos, principalmente em crianças, e nesses casos é indicado o uso de medicamentos que deverá ser prescrito pelo médico assistente do paciente. Mas então, para evitar as complicações como a gripe, resfriados e outros, as pessoas podem tomar providências que ajudam no cuidado. Se hidratar bastante, escolher não estar em ambientes com aglomerações e nem lugares fechados, ter uma alimentação adequada, evitar tabagismo entre outras drogas e fazer a vacina da gripe, como também contra a bactéria pneumococo, que é o principal agente bacteriano das vias respiratórias superiores e inferiores é o caminho certo para passar o inverno bem, saudável e sem o incomodo de estar doente. “Sem dúvidas, a vacina é o que de melhor existe hoje para prevenção de complicações, a da gripe e a pneumocócica são essenciais para evitar esses casos de doenças, além de existir muitos bons medicamentos para tratamento, sem maiores riscos de possíveis efeitos colaterais”, relata Claudeomiro.

O nariz entupido é o pior inimigo dos indivíduos quando estão doentes e com gripes. Ninguém gosta da sensação de ter dificuldades para respirar, sem contar que fica com a voz fanha, então para tentar amenizar esse problema, o médico aconselha fazer irrigação nasal com soro fisiológico, ter uma boa hidratação, usar medicamentos anti-inflamatórios e descongestionantes. “E nesses casos deve-se evitar o uso de gotas vasoconstritoras, sob o risco de efeitos colaterais e efeito rebote que em curto prazo poderá levar ao vício e a dependência física e psicológica”, alerta e conclui o Otorrinolaringologista Claudeomiro.

Previous post

SANTA ROSA: Desde 1931 em evolução

Next post

AS MELANCIAS SE ACOMODAM

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *