1
Shares
Pinterest Google+

O Centro de Referência Infantojuvenil – CRAI em Santa Rosa completa um ano de serviço. A edificação da Sala Lilás é fruto de parceria entre o Estado, o Município de Santa Rosa e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Rosa – CONSEPRO. O prédio tem 80m² e foram investidos R$ 228.928,99 (oriundos do Ministério Público do Trabalho de Santo Ângelo, Justiça do Trabalho de Santa Rosa, Tribunal de Justiça de Santa Rosa e Giruá), na edificação do espaço e reforma do IML.

Dentro do “Projeto Acolher” do Departamento Médico Legal, Santa Rosa possui a perícia psíquica e serviço psicossocial, o que representa importante medida preventiva e interrupção do ciclo de violência.

O Centro infantojuvenil é referência no atendimento ao abuso sexual de crianças e adolescentes, as vítimas e familiares são acolhidas por profissionais, assistente social e psicóloga, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher do município, enquanto aguardam atendimento do Perito Psíquico do Instituto Geral de Perícias do Estado e encaminhadas, quando necessário, para a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente local e regional após o término da perícia.

ENCAMINHAMENTO E ACOLHIMENTO
“Os encaminhamentos das vítimas para perícias podem ser feitos pelo Ministério Público, Delegacia, Juizado e demais órgãos de segurança. As solicitações são enviadas para Porto Alegre, que regula e marca as perícias. As vítimas ficam lá somente o tempo necessário para perícia. Ela e os familiares chegam, são acolhidas, e é explicado a eles o procedimento a ser realizado e sua importância. A perícia não tem um tempo pré-determinado, pois cada caso tem a sua especificidade”, disse Marta E. R. do Nascimento, Gerente do Centro de Referência de Atendimento a Mulher e Casa de Abrigo e Passagem do município.

ATENDIMENTO
“Fizemos a perícia psicológica de crianças vítimas de violência com o objetivo de contribuir com elementos para o inquérito policial e, futuramente para um processo judicial. O atendimento é feito aos menores e também as famílias como forma de garantir maior precisão na perícia. Na maioria dos casos de violência sexual não existe um vestígio físico, então por isso é importante obtermos o relato da criança a cerca do que aconteceu com ela”, comenta Geice Machado Jacobsen, perita.

REFERÊNCIA PARA MAIS DE 90 MUNICÍPIOS
Santa Rosa é referência para mais de 90 municípios, os quais antes, as crianças e adolescentes precisavam se deslocar até a Capital para realização da perícia, o que nem sempre ocorria. Hoje os peritos vêm a Santa Rosa para realização da Perícia, que é fundamental, contribuindo no inquérito policial e posterior processo judicial.

“O Município de Santa Rosa e o Estado continuam com as tratativas para ampliar os serviços do CRAI, para melhor atender a comunidade e região e nesse processo contamos com o apoio incondicional do Prefeito Alcides Vicini, do Vice-Prefeito Luís Antônio Benvegnú e da Perita médica-legista Angelita Maria Ferreira Machado Rios, que coordena as atividades do CRAI no Estado”, ressalta Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres do município.

Segundo o Vice-Prefeito Luiz Antônio Benvegnú, “o perito psíquico segue vindo de Porto Alegre para o atendimento no CRAI, e tivemos um acréscimo depois da implantação da Sala Lilás, que aconteceu em março de 2018, com mais 2 peritos lotados em Santa Rosa, para as perícias na Sala Lilás de mulheres vítimas de violência e demais perícias no IML. Além da perícia, essa criança ou mulher que foi vítima de violência, tenha assistência no seu cotidiano e um sistema de proteção para que isto não se repita”. O CRAI de Santa Rosa está instalado junto à Sala Lilás de Perícias, na Rua São Luiz, 2201, anexo ao IML.

Previous post

Gasolina é o produto mais pesquisado no Menor Preço Nota Gaúcha

Next post

Um exemplo de superação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *