Home»Destaque»Covid-19: biometria não será utilizada nas eleições municipais

Covid-19: biometria não será utilizada nas eleições municipais

7
Shares
PinterestGoogle+

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o dia a dia das pessoas foi muito afetado com a necessidade do isolamento social, o qual também resultou em um grande impacto nas eleições municipais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que vai excluir a identificação biométrica dos eleitores nas eleições municipais de 2020.
Dois fatores pesaram para excluir a biometria. Primeiro, o leitor de impressões não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização. Segundo, a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado que a simples coleta de assinatura.
A Emenda Constitucional nº 107 – adiou, em razão do COVID-19, as eleições de 04 outubro para 15 de novembro de 2020 e os prazos eleitorais respectivos.
As Eleições serão realizadas sem a utilização da biometria, visando uma maior celeridade à votação e também um menor contato dentro das seções eleitorais. Dessa maneira, todos os eleitores que estão com o título regular poderão votar, mesmo os que não fizeram a biometria.
De acordo com a Chefe do Cartório de Santa Rosa, Carolina Wathier, Santa Rosa conta hoje com 57.295 eleitores, destes, 49.458 com biometria. “A preocupação do TRE/RS é fazer uma eleição que garanta a segurança dos eleitores, mesários e demais envolvidos no pleito. Para tanto, uma série de medidas serão tomadas, como uso de EPI, distanciamento nas filas, treinamentos de mesários de forma online, dentre outras”, explica.

Previous post

Uma homenagem àquele que saiu de Santa Rosa para os campos de batalha da Guerra e morreu lutando por seu país

Next post

4º BPAF apreensão de grande quantidade de bebidas durante a Operação Hórus

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *